Diário de São Paulo
Siga-nos

Agricultura avança em programa de alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto realizou a primeira reunião para discutir o planejamento de alimentação escolar para o ano

Agricultura avança em programa de alimentação escolar
Agricultura avança em programa de alimentação escolar

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h24


A Alimentação Escolar e o Apoio ao Produtor são duas das frentes de atuação do Programa Alimenta Rio Preto, política municipal de segurança alimentar e nutricional em implantação desde abril deste ano

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto realizou a primeira reunião para discutir o planejamento de alimentação escolar para o ano que vem. O secretário da pasta, Antônio Pedro Pezzuto Júnior, explicou em detalhes o projeto.

Além dos profissionais da pasta, representantes da cooperativa Cooperiopreto e técnicos da Divisão de Gestão da Merenda Escolar da Secretaria de Educação participaram da reunião.

“Tivemos uma primeira reunião no dia 18 de junho e de lá pra cá o departamento de Alimentação Escolar fez todo o levantamento em relação à demanda. Cruzamos dados de
consumo por aluno, total de alunos. Desse processo, pudemos extrair os números de produção necessária para suprir o próximo ano”, explica o secretário de Agricultura, Antônio Pedro Pezzuto Jr.

Validados os volumes de alimentos previstos para serem produzidos e entregues semanalmente junto aos produtores, segue-se para a terceira etapa de planejamento de plantio.

“O que cada produtor vai produzir, em que período e
quando as entregas acontecerão. Isso vai ser feito, individualmente, produtor a produtor, com planejamento dos técnicos da secretaria e assistência técnica de agrônomo da própria
cooperativa”, continua.

O planejamento do abastecimento na rede municipal de ensino será
seguido pela organização no bosque municipal e no corpo de bombeiros. “Optamos por começar o planejamento pela Alimentação Escolar, pois é onde o volume de produção é maior. A partir dele, será questão de ajustar os volumes à necessidade dos demais equipamentos públicos”, avalia.

“Já na primeira reunião a gente saiu com informações sobre as produções por safra, levando em consideração, inclusive, as peculiaridades da nossa região, como solo e clima. Com isso, programamos a necessidade de produção de legumes e hortifrútis e elaboramos os cardápios”, conta a chefe de nutrição escolar, Lorrayne Samira Daher.

A articulação direta entre pequenos produtores e a gerência de nutrição escolar deve garantir ainda mais qualidade aos alimentos que chegam aos alunos da rede pública municipal.

“Os produtos frescos, próprios da safra, que chegam mais facilmente para preparo, com certeza agregam mais valor às refeições servidas nas creches e escolas municipais”, avalia.

A Alimentação Escolar e o Apoio ao Produtor são duas das frentes de atuação do Programa Alimenta Rio Preto, política municipal de segurança alimentar e nutricional em implantação desde abril deste ano.

Compartilhe  

últimas notícias