Diário de São Paulo
Siga-nos

Agentes da Anvisa entram em campo, interrompem partida, e Messi protesta: “Por que não autuaram antes?”

Agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo para retirar quatro jogadores da Argentina durante o primeiro tempo da partida contra o Brasil, neste

anvisa
anvisa

Redação Publicado em 05/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h37


Autoridades da Polícia Federal e agentes da vigilância sanitária entram em campo para paralisar a partida

Agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo para retirar quatro jogadores da Argentina durante o primeiro tempo da partida contra o Brasil, neste domingo, na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

São eles: o goleiro Emiliano Martinez, os meia Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero. Os quatro atuam na Inglaterra.

A bola estava rolando e o jogo foi paralisado com seis minutos de partida. Em seguida, todos jogadores da Argentina saíram e foram para o vestiário na Neo Química Arena.

Os quatro jogadores da Argentina foram ameaçados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de deportação, mas mesmo assim seguiram para o jogo. A Conmebol e a CBF entraram em contato com Governo Federal para administrar a situação.

O repórter Eric Faria, da TV Globo, flagrou conversa entre Tite, Lionel Scaloni, Messi, Neymar e outros jogadores. O craque argentino dizia:

– Por que não autuaram antes? – disse o jogador, já de colete, dentro de campo.

Ao questionar Scaloni se iria jogar, Eric Faria ouviu:

– Eu não decido – respondeu.

Scaloni, Tite, Messi e Neymar conversam no campo, durante a paralisação — Foto: Bruno Giufrida

Scaloni, Tite, Messi e Neymar conversam no campo, durante a paralisação — Foto: Bruno Giufrida

Membros da embaixada da Argentina entram no estádio  — Foto: Bruno Giufrida

Membros da embaixada da Argentina entram no estádio — Foto: Bruno Giufrida

Durante a transmissão da partida, Galvão Bueno fez contato com Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, que explicou ao vivo na TV Globo a situação:

– São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido. Foi constatado entre ontem de noite e hoje. Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos – disse o dirigente da Anvisa.

O protocolo de Covid-19 teve aceite de todos países que participam das competições da Conmebol – como Libertadores, Sul-Americana e, claro, Eliminatórias.

A portaria nº 655, de 23 de junho de 2021, estabelece regras para a entrada de estrangeiros no Brasil durante a pandemia de Covid-19, e diz o seguinte:

Agentes policiais entram na Neo Química Arena — Foto: Bruno Giufrida

Agentes policiais entram na Neo Química Arena — Foto: Bruno Giufrida

§ 7º O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.

Profissional da Anvisa entra no gramado em Brasil x Argentina — Foto: Bruno Cassucci

Profissional da Anvisa entra no gramado em Brasil x Argentina — Foto: Bruno Cassucci

.

.

.

Fontes: GE – Globo esporte

Compartilhe  

últimas notícias