Diário de São Paulo
Siga-nos

Agenda das Olimpíadas, dia 20/21: estreia de Marta e revanche de 2016 são destaques

As Olimpíadas de Tóquio 2020 só começam oficialmente no próximo dia 23, com a cerimônia de abertura no novíssimo Estádio Olímpico. Mas nesta terça-feira já

olimpiadas
olimpiadas

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h49


As Olimpíadas de Tóquio 2020 só começam oficialmente no próximo dia 23, com a cerimônia de abertura no novíssimo Estádio Olímpico. Mas nesta terça-feira já temos a primeira “pré-estreia”, e com direito à presença de uma Rainha: na virada de terça-feira para quarta-feira, os torneios de softbol e de futebol feminino têm suas primeiras partidas.

Na madrugada de quarta, às 5h da manhã (horário de Brasília), o Brasil entra em campo pela primeira vez no Japão. A equipe de Marta e companhia estreia na briga pelo ouro inédito contra a China, a principal rival no grupo na briga por uma vaga na próxima fase. A Globo e o SporTV transmitem o jogo AO VIVO!

A quinta estreia de Marta

Quando a Seleção Brasileira feminina de futebol entrar em campo em Miyagi às 5h, a melhor jogadora de todos os tempos estará fazendo sua quinta estreia em Olimpíadas. Nas outras quatro, marcou gols em duas: em 2004, na vitória por 1 a 0 sobre a Austrália, e em 2012, na vitória por 5 a 0 sobre Camarões.

Regida por Marta em sua quinta Olimpíada, Seleção Feminina estreia contra a China nesta quarta-feira

Regida por Marta em sua quinta Olimpíada, Seleção Feminina estreia contra a China nesta quarta-feira

Ao todo, são 10 gols em Olimpíadas, quatro a menos que Cristiane, artilheira absoluta do torneio e que desta vez não estará ao seu lado em campo. Apesar da ausência da “fiel escudeira”, Marta e a Seleção têm talvez sua melhor chance de ouro até hoje, sob o comando da treinadora sueca Pia Sundhage, bicampeã olímpica em 2008 (vencendo o Brasil na final) e em 2012.

Se Marta faz sua quinta estreia, a meio-campista Formiga faz sua sétima. Ela é recordista em participações no torneio olímpico e também em jogos disputados, com 29. A camisa 8 deve se aposentar da Seleção após as Olimpíadas.

Revanche já na primeira rodada

Na Rio 2016, a Suécia de Elin Rubensson (camisa 16) eliminou os Estados Unidos de Carli Lloyd (camisa 10) — Foto: Getty Images

Na Rio 2016, a Suécia de Elin Rubensson (camisa 16) eliminou os Estados Unidos de Carli Lloyd (camisa 10) — Foto: Getty Images

Trinta minutos depois de Brasil e China darem seu pontapé inicial, em Tóquio, entram em campo duas das equipes mais tradicionais do futebol feminino mundial pelo Grupo G. A Suécia, medalha de prata no Rio 2016 e medalha de bronze na Copa do Mundo de 2019, enfrenta os Estados Unidos, seleção tetracampeã olímpica e atual campeã mundial.

Bola de Ouro em 2019, Megan Rapinoe segue como líder inconteste da seleção americana, que tem a maior média de idade da competição (30,8 anos). Do outro lado, estará um time com remanescentes do time finalista em 2016, como Magda Eriksson, capitã do Chelsea. Naquela campanha, as suecas eliminaram os EUA nas quartas de final nos pênaltis. As duas equipes se enfrentaram num amistoso em abril e empataram em 1 a 1 – único jogo que as americanas não venceram desde janeiro de 2019.

O retorno do softbol

O primeiro esporte a ser disputado em Tóquio 2020 é o softbol, que retorna ao programa olímpico depois de duas edições de fora. A modalidade estritamente feminina terá três dos seus países mais tradicionais em ação nesta noite: medalha de ouro em Pequim 2008, o Japão encara a Austrália, três vezes medalha de bronze e uma de prata, e as tricampeã olímpicas dos EUA enfrentam a Itália à meia-noite.

Confira a agenda de jogos das Olimpíadas no primeiro dia:

Softbol

21h – Austrália x Japão – 1ª fase
00h – Itália x Estados Unidos – 1ª fase
03h – México x Canadá – 1ª fase

Futebol feminino

4h30 – Grã-Bretanha x Chile – Grupo E
5h – China x BRASIL – Grupo F
5h30 – Suécia x Estados Unidos – Grupo G
7h30 – Japão x Canadá – Grupo E
8h – Zâmbia x Holanda – Grupo F
8h30 – Austrália x Nova Zelândia – Grupo G

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias