Diário de São Paulo
Siga-nos

África do Sul criminaliza fake news e põe exército para fiscalizar isolamento

O isolamento obrigatório na África do Sul começou a vigorar nesta sexta-feira (27), e é uma das restrições mais severas do mundo. O país chegou aos primeiros

África do Sul criminaliza fake news e põe exército para fiscalizar isolamento
África do Sul criminaliza fake news e põe exército para fiscalizar isolamento

Redação Publicado em 27/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h16


O isolamento obrigatório na África do Sul começou a vigorar nesta sexta-feira (27), e é uma das restrições mais severas do mundo. O país chegou aos primeiros mil casos.

O presidente Cyril Ramaphosa, que fez um teste de vírus negativo na quarta-feira, foi elogiado por ter ordenado algumas das medidas mais severas do continente – incluindo a convocação do exército para reforçar o isolamento e a criminalização deliberada da disseminação de informações falsas.

O bloqueio de 21 dias entrou em vigor à meia-noite. Ele restringe as pessoas a suas casas para a maioria das atividades, incluindo exercícios, permitindo saídas apenas para fins específicos, como comprar comida ou para emergências de saúde.

Com lojas, restaurantes e escritórios fechados, ruas nas partes mais ricas de Joanesburgo pareceram mais silenciosas do que o habitual.

Mas grandes multidões continuaram a se reunir na cidade de Alexandra e em outros municípios pobres, onde as condições apertadas dificultam o distanciamento social e oferecem um terreno fértil para o vírus entre as pessoas que dependem de um sistema de saúde pública em dificuldades.

A parte mais pobre da população teme as consequências econômicas que a epidemia está causando.

Compartilhe  

últimas notícias