Diário de São Paulo
Siga-nos

Advogado de policial diz que George Floyd “se matou”

O advogado de um dos quatro policiais acusados pelo envolvimento na morte de  George Floyd , em Minneapolis, nos Estados Unidos, no dia 25 de maio, alegou que

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 22/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h38


Earl Gray, que representa a defesa de Thomas Lane, alegou que a causa do óbito foi overdose. Crime aconteceu nos Estados Unidos em maio

O advogado de um dos quatro policiais acusados pelo envolvimento na morte de  George Floyd , em Minneapolis, nos Estados Unidos, no dia 25 de maio, alegou que a vítima “se matou”. Imagens de ângulos diversos mostram a cena em que o oficial Derek Chauvin se  ajoelha no pescoço do homem por quase nove minutos, mesmo que ele dissesse não conseguir respirar várias vezes. O episódio causou indignação e gerou protestos antirracistas ao redor do mundo. Floyd foi abordado de forma violenta após ser acusado de ter usado uma nota falsa de US$ 20 num estabelecimento comercial.

A declaração da defesa de Thomas Lane foi dada ao jornal “Los Angeles Times” nesta quinta-feira, dia 20. Lane é um dos policiais acusados. Enquanto o colega pressionava o joelho em Floyd , ele e os demais não interferiram, e até mesmo afastaram as pessoas na rua que pediam que aquilo parasse. Assim como Chauvin, Lane também foi demitido, juntamente com Alexander Kueng e Tou Thao.

O advogado Earl Gray contestou a causa da morte de Floyd, alegando que o homem morreu devido a uma overdose de um “poderoso opioide fentanil”, embora o laudo do legista tenha concluído que houve homicídio.

“Nenhum desses caras — mesmo Chauvin — realmente o matou”, disse Gray. “Ele ( Floyd ) se matou”.

Gray acrescentou que teve acesso a laudos de toxicologia que teriam encontrado fentanil e metanfetamina no corpo de Floyd. O advogado afirmou ainda ter observado uma “mancha branca na língua de Floyd” semelhante a “2 miligramas de fentanil, uma dose letal”.

“Vamos mostrar que meu cliente e os outros policiais estavam fazendo seu trabalho”, afirmou.

Segundo a defesa de Lane, a vítima teria dito ao policiais uma gíria com significado de usar drogas. Os advogados dos outros três policiais acusados também foram procurados pelo “Los Angeles Times”, mas preferiram não se manifestar sobre a alegação de Gray.

Imagens de duas câmeras corporais de policiais, divulgadas ao longo do processo, mostram George Floyd , perturbado, dizendo aos agentes “eu não sou um cara mau”, momentos antes de sua morte.

“Eu não sou esse tipo de cara”, continuou ele, enquanto lutava com os agentes: “Acabei de ter Covid, cara, não quero voltar a isso”. Alguém que está olhando a cena pede que Floyd pare de lutar: “Você não pode vencer!”. Floyd responde: “Eu não quero vencer”. Poucos minutos depois, o segurança está de bruços no asfalto, e as câmeras gravam sua voz fraca, ainda às vezes dizendo “não consigo respirar”, antes de ficar imóvel.

Chauvin foi acusado de assassinato em segundo grau e homicídio culposo. Os outros três, Lane, Kueng e Thao, foram acusados de auxiliar e encorajar assassinato de segundo grau e auxiliar e encorajar homicídio culposo.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias