Diário de São Paulo
Siga-nos

Adaptação, comissão forte e longo prazo: como o Corinthians quer formar Danilo, agora técnico

Um dos jogadores mais vitoriosos da história recente do Corinthians, o ex-meia Danilo retornou ao clube nesta semana para ser o novo comandante da equipe

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 20/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h22


Ex-meia de 41 anos será o comandante da equipe sub-23; veja o que o Timão pensa para ele

Um dos jogadores mais vitoriosos da história recente do Corinthians, o ex-meia Danilo retornou ao clube nesta semana para ser o novo comandante da equipe sub-23.

Criticada nos últimos dois anos pela forma como foi conduzida pela diretoria, a equipe aspirante vem sendo remodelada na gestão do presidente Duilio Monteiro Alves, que pensa em fortalecer a estrutura fora de campo para obter resultados dentro dele.

Com o ex-meia Alex na coordenação técnica, o clube quer fazer com que a categoria seja realmente útil na formação de novos valores para o time profissional. E também na do novo treinador.

Como o ge mostrou na última semana, há um planejamento para que os profissionais da categoria assumam, futuramente, lacunas abertas no time principal. Com Danilo, que nunca teve experiência na função de técnico, a diretoria sabe que precisará de paciência e foco no longo prazo no sub-23.

Para que o projeto funcione, haverá nos próximos dias a formação de uma comissão técnica capacitada e com profissionais que serão escolhidos também com a opinião de Danilo. Embora ele tenha realizado estudos para tirar a Licença B em curso online da CBF, acredita-se que a aproximação com profissionais mais rodados possa dar sustentação para a sua transição.

E como há tempo até a estreia no Brasileirão de Aspirantes, que começa apenas em junho, o clube entende que os meses até lá serão importantes para que o novo treinador se adapte à nova função, conheça o elenco disponível e consiga testar e implementar suas ideias.

Com 359 partidas disputadas pelo Corinthians, 35 gols feitos e oito títulos conquistados – entre eles a Libertadores e o Mundial –, a diretoria vê em Danilo um símbolo de profissionalismo, identificação com o clube e com uma imposição de respeito diante dos jovens atletas por conta de seu currículo.

Danilo com Fernando Lázaro, Fábio Santos, Roberto de Andrade, Alessandro e Alex no Corinthians — Foto: Arquivo pessoal

Danilo com Fernando Lázaro, Fábio Santos, Roberto de Andrade, Alessandro e Alex no Corinthians — Foto: Arquivo pessoal

Retorno com atraso

A volta de Danilo ao Corinthians estava desenhada para acontecer há um ano.

Aposentado no meio de 2019, após passagem frustrada pelo Vila Nova, ele já tinha conversas com Fábio Carille para iniciar como auxiliar na temporada de 2020. A demissão do técnico em novembro frustrou os planos.

Procurado pela reportagem, o atual técnico do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, falou sobre o ex-jogador:

– O clube tinha a ideia de que ele fosse um diretor, mas sempre deixou claro que não era a praia dele, que o negócio dele era campo. E aí começamos a conversar sobre isso. Mas depois eu saí e isso não andou. Tenho muita admiração pela pessoa e pelo profissional que Danilo é. Por onde passou, foi campeão. Tenho certeza que terá muito sucesso. Que seja persistente e acredite nas ideias dele.

Danilo e Fábio Carille no Corinthians — Foto:  Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Danilo e Fábio Carille no Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias