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Acidente com viaduto em São Paulo faz 1 mês sem que se saiba as causas e quando será liberado

Um mês após um viaduto ceder na Marginal Pinheiros, as causas do acidente e a previsão de liberação total da via na Zona Oeste de São Paulo continuam sendo

Acidente com viaduto em São Paulo faz 1 mês sem que se saiba as causas e quando será liberado
Acidente com viaduto em São Paulo faz 1 mês sem que se saiba as causas e quando será liberado

Redação Publicado em 15/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h43


Polícia Civil aguarda laudo para saber se ocorreu negligência na manutenção de estrutura na Marginal Pinheiros. Prefeitura não informou quando ocorrerá liberação da via.

Um mês após um viaduto ceder na Marginal Pinheiros, as causas do acidente e a previsão de liberação total da via na Zona Oeste de São Paulo continuam sendo desconhecidas.

Polícia Civil ainda aguarda laudo pericial com as prováveis causas do desprendimento da estrutura de concreto. A investigação quer saber se houve negligência da prefeitura na manutenção do viaduto.

prefeitura por sua vez mantém a interdição no trecho onde ocorreu a ruptura da via, sem prazo estimado para liberação dele para veículos. O local fica na pista expressa da marginal, no sentido à Rodovia Castello Branco, em frente ao Parque Villa-Lobos. Devido aos bloqueios, tem ocorrido congestionamentos constantes no trânsito da região.

Gif viaduto marginal pinheiros são paulo sendo erguido — Foto: Reprodução/TV Globo

Gif viaduto marginal pinheiros são paulo sendo erguido — Foto: Reprodução/TV Globo

Polícia Civil

O caso é investigado na esfera criminal pelo 14º Distrito Policial (DP), em Pinheiros. Foi instaurado inquérito para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente. Ele foi registrado como desabamento ou desmoronamento colocando vidas em perigo.

Na madrugada de 15 de novembro parte da estrutura se desprendeu da outra, surgindo um degrau de 2 metros de altura entre o viaduto e a pista.

Um vídeo de câmera de monitoramento gravou o instante que a estrutura cede e veículos começam a cair.

Cinco carros que passavam pelo trecho avariado saltaram sobre o desnível e acabaram danificados. Ao menos três motoristas se feriram levemente. Parte deles foi ouvida na semana passada na delegacia.

Existe a possibilidade de que também seja investigada a responsabilidade pelo crime de lesão corporal contra as vítimas. Elas também pretendem entrar com uma ação judicial contra a prefeitura pedindo indenização por danos morais em decorrência do prejuízo que tiveram com o acidente.

O delegado Rubens Paes, titular do 14º DP, quer saber se técnicos da prefeitura fiscalizaram e realizaram manutenções periódicas no viaduto. Representantes das administração pública serão ouvidos após os laudos periciais sobre as causas do acidente chegarem à delegacia.

“Tive informação de que até o Natal o laudo com as prováveis causas do acidente no viaduto cheguem aqui”, disse o delegado Rubens ao G1.

Macacos hidráulicos foram instalados para erguer o viaduto na Marginal Pinheiros — Foto: TV Globo/Reprodução

Macacos hidráulicos foram instalados para erguer o viaduto na Marginal Pinheiros — Foto: TV Globo/Reprodução

De acordo com a TV Globo, as primeiras análises do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica sugerem que ocorreu um problema nos chamados travesseiros ou colchões de neoprene da estrutura que cedeu. Eles têm função semelhante a de um “amortecimento” para concretos de viadutos.

O material é super-resistente e pode durar até cem, mas somente se tiver manutenção periódica. No caso específico do viaduto que cedeu na marginal, o travesseiro deveria ter uma espessura bem maior, segundo peritos.

Prefeitura

Procurada pelo G1 para comentar o assunto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) da prefeitura informou por meio de nota que “engenheiros estão finalizando as ações que serão adotadas para recuperação do viaduto, após análise dos danos à estrutura.”

Prefeitura de SP conclui elevação de viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros

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Foram feitas indagações, entre outras coisas, sobre se há previsão para liberação do trecho interditado e quanto em dinheiro já foi e será investido na recuperação do viaduto.

No mês passado, a Prefeitura de São Paulo contratou de forma emergencial a construtora JZ Engenharia e Comércio Ltda. para recuperar a estrutura que cedeu. O contrato tem prazo de 180 dias (ou seis meses).

Isso não quer dizer que a recuperação vai ser feita no período mencionado acima. É que esse é o prazo máximo que a lei permite para os contratos de emergência, sem licitação. “Por se tratar de uma obra emergencial, os trabalhos devem ser executados em até cinco meses“, confirma a Siurb por nota.

De acordo com a Secretaria de Obras, “o macaqueamento do viaduto foi concluído, com sucesso” no último dia 2 de dezembro. “A estrutura já está nivelada, para sua elevação foram usados seis macacos hidráulicos, cada um com capacidade para erguer até 300 toneladas.”

Após o acidente no viaduto da Marginal, a prefeitura entregou no mês passado ao Tribunal de Contas do Município (TCM) uma consulta sobre a possibilidade de contratação emergencial de laudos técnicos sobre a segurança de pontes e viadutos na cidade. Mais de 185 obras são citadas no documento.

De acordo com a Siurb, na última terça-feira (11), empresas apresentaram documentação e se credenciaram no chamamento público para a realização de laudos estruturais em “pontes, viadutos, túneis e passarelas” da cidade.

Uma comissão analisa os documentos e o resultado será publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Em seguida, virá a fase de classificação. Após a assinatura dos contratos, as empresas escolhidas terão prazo de 120 dias para entregar os laudos“, informa nota da secretaria.

Carro danificado por degrau em viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/Divulgação/Arquivo pessoal

Carro danificado por degrau em viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/Divulgação/Arquivo pessoal

Interdições

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da prefeitura também foi questionada a respeito dos locais das interdições no entorno do local do acidente. O órgão informou por meio de nota que está realizando uma nova obra de construção de transposição para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido a região de Interlagos e a Rodovia Castelo Branco.

Quando os trabalhos forem concluídos, a ponte Edson Godoy Bueno (antiga Itapaiuna) ganhará um novo acesso para a pista expressa. Hoje, a ponte termina direto na pista local. A obra está prevista para ser concluída na próxima semana“, informa trecho do comunicado.

De acordo com a CET, a transposição faz parte das medidas operacionais adotadas desde a interdição do viaduto, em 15 de novembro, com o objetivo de melhorar a fluidez de veículos na Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos e Castelo Branco.

No dia 03/12, a Companhia já havia liberado um novo trecho de 2,1 km da pista expressa da Marginal Pinheiros entre a Praça Silveira Santos e a transposição (acesso) da pista expressa para a local próxima ao Shopping Villa Lobos, que foi ampliada de uma para duas faixas de rolamento“, informa por nota.

Cerca de 5 quilômetros da Marginal Pinheiros continuam bloqueados para o tráfego de veículos devido ao trecho que cedeu.

Viaduto da Marginal Pinheiros passará por nova vistoria

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Ações emergenciais

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes outra ações tomadas foram:

• A CET reforçou a equipe de agentes de trânsito ao logo da Marginal Pinheiros e na cidade há faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis orientando os motoristas sobre a interdição.

• A São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) também reforçou as equipes de fiscalização das faixas exclusivas de ônibus.

• Rodízio municipal de veículos liberado na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A medida favorece motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados, caso se vejam retidos numa eventual lentidão;

• Acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para antecipação em três horas da abertura dos portões para os caminhões, implantação de novas entradas e ampliação de 5 para 11 o número de faixas de acesso de caminhões ao Entreposto; e implantação de mão-dupla de direção na Rua Xavier Kraus;

• Reunião com taxistas que aceitaram oferecer desconto de 40% em corridas solicitadas pela plataforma SPTaxi que tenham origem ou destino na área afetada pela interdição. Liberação da circulação de táxis sem passageiros em três corredores exclusivos de ônibus, enquanto durarem as obras. Criação de cinco bolsões de estacionamento para embarque e desembarque de táxis em locais próximos aos trechos mais críticos e nas proximidades de estações e terminais de transporte público, para facilitar a integração entre modais;

• Os aplicativos se comprometeram em buscar alternativas para auxiliar os deslocamentos da população durante o período de interdição da pista expressa da Marginal Pinheiros;

• Manutenção da faixa exclusiva para ônibus na marginal.

• Agentes da CET mantém plantão de 24 horas para acompanhar o comportamento do trânsito e oferecer melhores condições de tráfego aos motoristas.

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