Diário de São Paulo
Siga-nos

Abril deve ser ‘ainda pior’, diz secretário municipal da Saúde de SP sobre pandemia

Após o mês mais letal da pandemia, em abril a escalada de mortes por Covid na capital paulista deve continuar acelerada. "Nossos técnicos avaliam um mês de

Abril deve ser ‘ainda pior’, diz secretário municipal da Saúde de SP sobre pandemia
Abril deve ser ‘ainda pior’, diz secretário municipal da Saúde de SP sobre pandemia

Redação Publicado em 05/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h02


Avaliação é de técnicos da Prefeitura de São Paulo, após mês mais letal da pandemia. Segundo Edson Aparecido, reflexo do feriado estendido deve aparecer daqui a cerca de 15 dias.

Após o mês mais letal da pandemia, em abril a escalada de mortes por Covid na capital paulista deve continuar acelerada. “Nossos técnicos avaliam um mês de abril ainda pior”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista à Globonews nesta segunda-feira (5).

Segundo ele, o isolamento melhorou durante o recesso mas o reflexo do feriado estendido será sentido apenas daqui a 15 dias. “A Prefeitura tem toda uma medição bastante rigorosa que é o número de movimentação nas catracas de ônibus, o registro de trânsito pelos automóveis particulares pelos radares e também as notas fiscais emitidas nos comércios. É possível verificar que durante essa semana, houve uma redução grande de mobilidade”.

O secretário informou que neste domingo (4) houve uma pequena queda na taxa de ocupação dos leitos na cidade de São Paulo, e foi de 92% para 90% no leitos de UTI, e de 88% para 84% em enfermaria.

“Mas são taxas altíssimas e temos que fazer com que a gente consiga segurar a transmissibilidade na cidade”, disse Aparecido.

Edson Aparecido falou ainda sobre a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou em caráter liminar (provisório) que estados, municípios e Distrito Federal não podem proibir cultos e missas. “Não é o caso de voltarmos aos cultos, isso não contribui, é mais um ambiente de transmissibilidade”, disse o secretário.

Vacinação de profissionais da segurança pública

O governo de São Paulo começa nesta segunda-feira (5) a vacinação contra a Covid-19 das equipes de segurança pública e administração penitenciária em todo o estado.

Na capital paulista, serão cerca de 7 mil profissionais vacinados, segundo Edson Aparecido. Em todo o estado, são 180 mil profissionais da área.

O plano de vacinação inclui os policiais federais que atuam em São Paulo, policiais militares, civis, bombeiros, da Polícia Científica, agentes de segurança e de escolta penitenciária, e guardas civis metropolitanos municipais.

Para evitar aglomerações em postos de saúde, os profissionais serão vacinados nos próprios quarteis e batalhões.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias