Esportes
Ábila, do Boca, ridiculariza denúncias de racismo ao relatar troca de camisas com Marinho

Atacante de time argentino usa ironia após se referir a jogador do Santos como “negro”: “Agora se você diz ‘negro’, te denunciam”
O atacante Ábila, do Boca Juniors, gerou polêmica ao relatar uma troca de camisas com Marinho, do Santos, no duelo entre as equipes na última semana. Em entrevista após o confronto contra o Argentinos Juniors, no último sábado, o jogador foi questionado sobre o contato com os atletas do Peixe, que relatou dois casos de Covid-19 nos últimos dias. Então, Ábila, ao falar de quem havia trocado camisa com ele, se referiu a Marinho como “o negro” e ironizou denúncias contra o racismo.
– Troquei com Marinho, com o negro, porque o conheço. Bom, com o moreno, porque agora se você diz “negro”, te denunciam. É carinhosamente. Se quem diz “negro” sou eu, o que resta para os outros, não? – disse Ábila.
A declaração foi postada nas redes sociais pelo jornal “Olé”, maior diário esportivo da Argentina, na manhã deste domingo, acompanhada de um emoji de risada. A postagem, então, foi alvo da reclamação de muitos brasileiros tanto pelo tom da declaração de Ábila, como da reação do jornal.
A declaração de Ábila vem no contexto da punição imposta pela Federação Inglesa ao atacante uruguaio Cavani, que repercutiu bastante na América do Sul. O jogador do Manchester United foi suspenso por três jogos por escrever a frase “Obrigado, negrito” ao agradecer um elogio em suas redes sociais após marcar dois gols em vitória sobre o Southampton, em novembro.
A postagem foi apagada, mas a FA abriu investigação na época, e decidiu pela punição na última semana. A federação diz que a postura do uruguaio na postagem foi inapropriada, alegando que o jogador fez um comentário “insultuoso e/ou abusivo e/ou impróprio e/ou trouxe descrédito ao jogo”.
A punição causou revolta no Uruguai e gerou uma mobilização a favor do atacante. A Associação dos Jogadores de Futebol do país se manifestou contra o gancho, assim como atletas da seleção celeste e até mesmo a Academia de Letras Uruguaia. Nesta semana, até mesmo um vinho foi criado para dar apoio ao ídolo uruguaio, com a marca “Gracias Negrito”.
.
.
.
GE – Globo Esporte.
-
Artigos13 horas atrás
Marlon Luz: Nova fase vermelha, como ficam os motoristas de aplicativos?
-
saúde15 horas atrás
Secretário de Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia cenário caótico: ‘Vai ter paciente no corredor’
-
Mundo16 horas atrás
Cientistas encontram água e compostos orgânicos em asteroide pela primeira vez
-
Polícia17 horas atrás
‘Chega de frescura, de mimimi’: frase de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
-
Social16 horas atrás
Covid-19 mata digital influencer, pai e avó em cinco dias: ‘Um abalo terrível para a família’
-
saúde16 horas atrás
Mauricio de Sousa toma 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em SP: ‘continuarei me cuidando’
-
Polícia8 horas atrás
Corpo de blogueira é encontrado na Bahia
-
São Paulo14 horas atrás
Fase vermelha começa neste sábado: comércio e parques ficarão fechados; veja o que funciona