Diário de São Paulo
Siga-nos

Ábila, do Boca, ridiculariza denúncias de racismo ao relatar troca de camisas com Marinho

O atacante Ábila, do Boca Juniors, gerou polêmica ao relatar uma troca de camisas com Marinho, do Santos, no duelo entre as equipes na última semana. Em

Ábila
Ábila

Redação Publicado em 10/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h11


Atacante de time argentino usa ironia após se referir a jogador do Santos como “negro”: “Agora se você diz ‘negro’, te denunciam”

O atacante Ábila, do Boca Juniors, gerou polêmica ao relatar uma troca de camisas com Marinho, do Santos, no duelo entre as equipes na última semana. Em entrevista após o confronto contra o Argentinos Juniors, no último sábado, o jogador foi questionado sobre o contato com os atletas do Peixe, que relatou dois casos de Covid-19 nos últimos dias. Então, Ábila, ao falar de quem havia trocado camisa com ele, se referiu a Marinho como “o negro” e ironizou denúncias contra o racismo.

– Troquei com Marinho, com o negro, porque o conheço. Bom, com o moreno, porque agora se você diz “negro”, te denunciam. É carinhosamente. Se quem diz “negro” sou eu, o que resta para os outros, não? – disse Ábila.

A declaração foi postada nas redes sociais pelo jornal “Olé”, maior diário esportivo da Argentina, na manhã deste domingo, acompanhada de um emoji de risada. A postagem, então, foi alvo da reclamação de muitos brasileiros tanto pelo tom da declaração de Ábila, como da reação do jornal.

A declaração de Ábila vem no contexto da punição imposta pela Federação Inglesa ao atacante uruguaio Cavani, que repercutiu bastante na América do Sul. O jogador do Manchester United foi suspenso por três jogos por escrever a frase “Obrigado, negrito” ao agradecer um elogio em suas redes sociais após marcar dois gols em vitória sobre o Southampton, em novembro.

A postagem foi apagada, mas a FA abriu investigação na época, e decidiu pela punição na última semana. A federação diz que a postura do uruguaio na postagem foi inapropriada, alegando que o jogador fez um comentário “insultuoso e/ou abusivo e/ou impróprio e/ou trouxe descrédito ao jogo”.

A punição causou revolta no Uruguai e gerou uma mobilização a favor do atacante. A Associação dos Jogadores de Futebol do país se manifestou contra o gancho, assim como atletas da seleção celeste e até mesmo a Academia de Letras Uruguaia. Nesta semana, até mesmo um vinho foi criado para dar apoio ao ídolo uruguaio, com a marca “Gracias Negrito”.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias