Diário de São Paulo
Siga-nos

A sorte anda de mãos dadas com a coragem

Por Fernanda Trigueiro

Fernanda Trigueiro
Fernanda Trigueiro

Redação Publicado em 01/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h17


Por Fernanda Trigueiro

A sorte anda de mãos dadas com a coragem

“A sorte anda de mãos dadas com a coragem”. A reflexão jogada no meio de uma conversa me paralisou. Não foi criada pela pessoa que eu conversava. Ela disse que ouviu de um amigo e que também não sabia se ele tinha inventado ou lido por ai. Procurei no Google, encontrei um site que reúne frases e pensamentos. Tentei encontrar o autor, mas depois de alguns dias na busca não achei nada que pudesse comprovar realmente quem foi o gênio que a escreveu. Sei da importância de dar os créditos, por isso, destaco que a frase não é minha. Mas achei tão profunda, que gostaria de dividir com você.

Quando olhamos para a vida de outra pessoa, muitas vezes dizemos “foi sorte”. Só que esta “sorte” parece uma justificativa para menosprezar o esforço, e principalmente, a coragem do outro. Atire a primeira pedra quem nunca disse ou pensou isso ao olhar a grama do vizinho sempre muito mais verde que a nossa.

Agora vou te provocar: quantas vezes você usou esta “sorte” alheia para esconder os seus medos, a sua preguiça e até a sua covardia?

Cada um tem uma trajetória e desmerecer o caminho do outro não te faz ser ou se sentir melhor. Muitas vezes não sabemos o que a outra pessoa passou para chegar lá. Olhamos para aquele empreendedor de sucesso e pensamos “só se deu bem porque já tinha dinheiro ou porque contou com a ajuda do pai rico”. O mesmo acontece com a famosa no auge da carreira, pré-julgada como sem talento só que com a sorte de conhecer as pessoas certas. E o casal que vive uma relação perfeita? Será que você imagina o que aconteceu no passado, como sofreram em outras relações ou a luta de um pra conseguir conquistar o coração do outro?

Enfrentar os riscos seja lá quais eles sejam não é fácil e nunca será. Por isso, quem escolhe viver desta forma merece reconhecimento. Nada é por acaso. O empresário pode ter tido algum apoio, mas não imaginamos quantas noites ele passou acordado, quantos erros o fizeram crescer para chegar aonde chegou. A artista que brilha hoje no palco, agiu sem ficar estagnada ao pensar nos altos e baixos da carreira, hoje, promissora. E o apaixonado, então, dizer “eu te amo” sem saber se é recíproco é uma das maiores atitudes de coragem que existe.

Por isso, olhe para o outro e para as conquistas dele de uma forma positiva. Transforme isso em exemplo e estímulo para você. Respeite a história do próximo. A sorte pode existir, mas só existe para aquele que faz por merecer. Nenhuma conquista vem de graça e mais do que de mãos dadas com a coragem, a sorte anda ao lado de quem vai atrás do que quer. A sorte anda ao lado de quem luta, vai em frente e encara os medos. A sorte está ao lado de quem confia e de quem tem fé que o nosso caminho é nosso e não depende de ninguém.

___________

*Fernanda Trigueiro é uma jornalista apaixonada por pessoas e suas histórias.
Repórter de TV por opção, mas uma escritora por vocação. Vê a notícia além da manchete e dos números
Compartilhe  

Tags

últimas notícias