Diário de São Paulo
Siga-nos

À Mão Armada #05: Democracia na mira?

Desde que chegou ao poder, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem assinado decretos para ampliar o acesso a armas de fogo. Ele já falou, em várias

Mão
Mão

Redação Publicado em 09/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h39


No último episódio da série, a repórter Sônia Bridi mostra as semelhanças entre o que está acontecendo no Brasil e o processo que levou gente armada a contestar o resultado das eleições nos Estados Unidos. E não é que há paralelos também com outro país, do qual o presidente Bolsonaro fala muito? Acertou quem disse Venezuela.

Desde que chegou ao poder, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem assinado decretos para ampliar o acesso a armas de fogo. Ele já falou, em várias ocasiões, sobre o desejo de ver toda a população armada. No novo podcast do G1 “À Mão Armada”, a repórter Sônia Bridi investiga as motivações e as consequências dessa política armamentista.

No último episódio da série, a repórter Sônia Bridi mostra as semelhanças entre o que está acontecendo no Brasil e o processo que levou gente armada a contestar o resultado das eleições nos Estados Unidos.

E não é que há paralelos também com outro país, do qual o presidente Bolsonaro fala muito? Acertou quem disse Venezuela.

Para o último episódio, a repórter Sônia Bridi entrevista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP; Simon Romero, jornalista do jornal The New York Times que foi correspondente no Brasil e na Venezuela; Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo; Pedro Henrique Moreira, dono de uma academia de tiro em Atibaia, interior de São Paulo; e Raul Jungmann, ex-ministro da Segurança Pública e ex-deputado federal.

Os cinco episódios da série “À Mão Armada” revisitam a votação do Estatuto do Desarmamento e exploram as origens do bolsonarismo e os possíveis riscos dessa política de liberação de armas para a segurança pública e para a democracia brasileira.

O podcast relembra casos emblemáticos de violência que comoveram o Brasil para mostrar que o que o presidente assina, ou manda assinar, pode resultar em morte.

“À Mão Armada” é uma série original do Globoplay, uma produção do jornalismo da Globo com coprodução da Pipoca Sound. Os episódios vão ser publicados sempre aos domingos.

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias