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Eduardo Stefano

Acredito que muitos profissionais e empresas identificam a importância do marketing de relacionamento como vital para os negócios, entretanto, saber fazer e

Eduardo Stefano
Eduardo Stefano

Redação Publicado em 23/08/2018, às 00h00 - Atualizado em 08/09/2018, às 14h45


A importância do marketing de relacionamento

Acredito que muitos profissionais e empresas identificam a importância do marketing de relacionamento como vital para os negócios, entretanto, saber fazer e investir no marketing de relacionamento em alto nível e mantendo principalmente os pilares que se esperam deste investimento, tais como: exposição da marca, aproximação com os clientes target que almejamos, divulgação de produtos e serviços. Não é uma tarefa fácil e não é qualquer  empresa que se propõe a fazer isto.

Ao longo de minha carreira profissional, não somente vivenciei esta experiência, como investi em marketing de relacionamento como ferramenta fundamental para atingir objetivos que almejava.

Atualmente fazemos marketing de relacionamento de várias formas e maneiras, tais como, Experiência gastronômica; Degustação de vinhos; Viagens; Camarote para Shows  e jogos; Navegação; Clinicas de Golf/ Tênis; Futebol.

Posso discutir e apresentar pontos  positivos e negativos de qualquer uma das experiências acima, porem eu gostaria de destacar a que foi mais eficaz, que trouxe melhores resultados de relacionamento para minha carreira e que carrego até os dias de hoje. Estou falando do futebol!!!

Não é atoa que realmente somos apaixonados pelo futebol, mas até ai conseguir promover marketing de relacionamento jogando bola não é para qualquer um. Confesso que quando recebi o convite de um amigo hesitei e fiquei desconfiado, até porque é um esporte de contato e sendo assim como evitar o obvio: confrontos e disputas inflamadas?

Ai entra a experiência e o profissionalismo de quem realmente sabe fazer isto, combinando o sonho da maioria dos garotos de nosso País: Jogar futebol em uma Arena de primeiro nível, junto com jogadores profissionais  e ainda promover ação social com a doação de alimentos. Com esta combinação perfeita foi criado o evento “LÍDERES EM CAMPO”, idealizado pelo meu amigo Décio Clemente, publicitário que dispensa apresentações no mercado.

Este evento se tornou um sucesso nos últimos anos, sendo referencia para construção de outros eventos com um formato parecido, como: “FUTEBOL EMPRESARIAL”, do LIDE e do nosso conhecido e competente amigo, João Doria Jr., e que por sua vez também conta com a coordenação e parceria do Décio.

Isto resume o que comentei a pouco, saber fazer um evento de relacionamento é fundamental, pois somente uma grande ideia não é suficiente para o sucesso e sim sua execução com primazia e excelência.

Obtive ao longo de minha experiência como investidor desta importante ferramenta de marketing, resultados expressivos e que em muito contribuíram para o sucesso que eu buscava, dentre os quais destaco: Aproximação e melhoria no relacionamento com Gerentes, Diretores e Presidentes de Grandes empresas como: Operadoras de telefonia celular, Redes varejistas, Revendedores e Distribuidores.  Isto possibilitou com o marketing de relacionamento a melhoria dos resultados e negócios que prospectávamos. Se utilizarmos como indicador o ROI (retorno sobre o investimento), posso garantir a vocês que o retorno superou , em muitas vezes, todas as expectativas.

Sabemos que as relações e negociações que vivenciamos em nossa carreira sempre estão atreladas às pessoas, em muitas situações com objetivos diferentes ou opostos, mas que ao serem surpreendidas em eventos como os citados acima ( jogar no Maracanã ou passar a bola para um craque que você cresceu vendo fazer gols.) se desarmam totalmente, esquecendo-se em muitos casos como devem se portar! Vivenciei esta situação inúmeras vezes.

Não posso deixar de finalizar este artigo, sem antes agradecer ao amigo Décio e sua equipe pela troca que tivemos por anos. Aprendi muito com eles, assim como tenho a certeza que eles também levam a experiência e o exemplo de relacionamento que desenvolvemos nestes eventos para outros clientes, inclusive ele próprio retrata isto em seu livro de 10 anos do “LIDERES EM CAMPO”.

Portanto meus amigos, invistam em marketing de relacionamento mas façam o que vocês realmente acreditam e para o público certo. Com a sua execução impecável propiciará o resultado esperado.

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