Diário de São Paulo
Siga-nos

A Gazeta de rio preto MANIPULA ÁUDIOS E MENTE PARA LEITORES

O semanário A GAZETA DE RIO PRETO, apela para o sensacionalismo, usando até de trucagem para editar e montar três áudios em um, levando seus leitores a erro

A Gazeta de rio preto MANIPULA ÁUDIOS E MENTE PARA LEITORES
A Gazeta de rio preto MANIPULA ÁUDIOS E MENTE PARA LEITORES

Redação Publicado em 09/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h59


Na tentativa de desqualificar o BOM DIA, e usando de expediente reprovável, A GAZETA, manipula áudios

O semanário A GAZETA DE RIO PRETO, apela para o sensacionalismo, usando até de trucagem para editar e montar três áudios em um, levando seus leitores a erro de interpretação sobre o verdadeiro teor das conversas gravadas, que foram manipuladas pelo periódico, travadas entre um funcionário do BOM DIA, a prefeita de Icém, Maria de Lourdes Moraes e sua assessora, identificada como Claudete. Veja abaixo a prova da trucagem e a maldade do jornal, com objetivos claros que desqualificar o concorrente, colocando em dúvida a lisura do concorrente.

Transcrição dos áudios

ÁUDIO 1 :

Ow, doutor, tudo bem? Welington do jornal Bom dia.O assessor da prefeita me ligou, dizendo que vocês não vão mais poder ir para São Paulo, né?

Que houve uma mudança lá, no congresso, né?

Então, é, vamos fazer o seguinte: na sexta-feira, o secretário de Esporte vai estar aqui com a gente lá na cidade de Olímpia, tá?

Então, eu vou estar agendando aqui na sexta-feira, vê se vocês podem “tá” vindo para Rio Preto. Aí assim a gente já conversa por aqui. A gente tenta matar pelo menos o Esporte, essa verba para o Esporte. Entendeu?

Aí a gente combina o horário certinho, aí vocês vêm para Rio Preto e a gente vai no nosso escritório, lá, e tenta resolver por aqui.

Vê com a prefeita se pode ser feito na sexta-feira que eu já piloto certinho o horário aqui para a gente resolver isso.

Tá bom? Aí eu já, já fica com o secretário aqui em Rio Preto mesmo. 

Neste áudio, o funcionário do BOM DIA fala com o advogado da prefeita Maria de Lourdes sobre sua presença em evento realizado pelo BOM DIA, em Olímpia, no dia 5 de maio deste ano. Na conversa, o funcionário fala da possibilidade de colocar a prefeita em contato com o secretário estadual de Esportes, que era um dos convidados, mas que acabou não participando por motivos particulares. Neste encontro, a prefeita apresentaria as reivindicações de seu município á pasta em questão. O evento era do BOM DIA e não haveria nada de ilegal, imoral ou irregular na realização de tal encontro.

ÁUDIO 2:

Oi Welington boa noite, eu falei com ela, ela disse pra mim que ela vai fazer o depósito no dia 5, ou melhor na quarta-feira da semana que vem.
Hoje foi um tropelo la na prefeitura, a hora que vocês saíram de la, depois do almoço nós retornamos para a prefeitura, então estava um movimento sem fim.
Segunda feira e feriado, então não tem como fazer nada, na terça-feira eu não vou estar na prefeitura, eu vou levar minha filha ao médico, então só na quarta-feira mesmo.
Então você passa para sua equipe e o pessoal, que na quarta-feira sem falta ela vai efetuar o depósito, tudo bem?

No áudio, é possível ouvir a assessora, identificada como Claudete, do gabinete da prefeita Maria de Lourdes, falando sobre o pagamento de um trabalho de avaliação do governo municipal de Icém, a exemplo do que foi feito em outros 25 municípios, cuja negociação com a prefeita transcorreu dentro dos princípios da legalidade. Tanto é verdade, que até a nota fiscal referente ao negócio foi emitida. Ou seja, a prefeita havia fechado o negócio. O problema é que a prefeita, mal avaliada, com mais de 56% de reprovação, ficou indignada com a publicação dos dados e decidiu dar o calote, desfazendo a negociação e suspendendo o pagamento.

ÁUDIO 3:

Isso. É isso aí mesmo. Fica tranquila que nós vamos bater neles. Nós vamos bater neles por vocês. Fica tranquila, tá?

Aí depois, a gente vai sentar depois com a prefeita, quando ela vir de São Paulo, aí, quando a gente for pegar uma entrevista dela aí, aí vocês vão me passar tudo de rolo que a oposição tem aí, tá?

A gente vai cair matando, a gente vai fazer uma investigação aí, em cima do presidente da Câmara. A gente vai para cima dele. Aí todo dia a gente vai colocar o nome dele no jornal.

 Aí, ou eles cedem para a prefeita, ou, nós acaba com a reputação deles dentro da cidade, entendeu?

Mas isso é um segredo nosso, tá bom? Mas pode ficar tranquila que a gente vai para cima deles, sim.

Aí, depois, a gente senta com vocês e vocês me passam alguma coisa deles, que a gente vai fazer uma reportagem, vai fazer uma investigação em cima deles, aí. E a gente vai bater neles por vocês. Pode ficar, tranquila. Tá bom, bem?  

Agora, neste áudio, o funcionário do BOM DIA, fala com um dos assessores, um advogado da prefeita Maria de Lourdes, que havia apresentado uma série de irregularidades que estariam sendo praticadas por integrantes da oposição ao governo municipal. Mesmo sem autonomia para decidir sobre pautas do jornal e sem conhecer os procedimentos da redação, o funcionário se antecipa sobre o trabalho que poderia ser desenvolvido para apuração das denúncias.

ÁUDIO MONTADO:

Neste áudio montado por A GAZETA DE RIO PRETO, postado em seu Facebook, fica claro que houve trucagem, montagem e edição, leva o leitor a entender que as falas fossem apresentadas como se seguissem uma sequência natural, quando na verdade isto não ocorreu. É possível observar, que logo no final da fala do primeiro áudio original foi feita uma montagem com o início da fala da assessora Claudete, falando em depósito, o que leva o leitor a entender que ela estava respondendo á fala do funcionário do BOM DIA. Não estava, pois as falas foram dias diferentes.
O BOM DIA repudia com veemência o expediente usado por A GAZETA DE RIO PRETO, jornal ainda debutante, mas com vícios maléficos ao bom jornalismo e que ferem os princípios éticos que devem nortear um veiculo de comunicação. Além do esclarecimento aqui apresentado, o BOM DIA já está adotando medidas judiciais cabíveis contra A GAZETA DE RIO PRETO.

Quanto á prefeita de Icém, Maria de Lourdes Moraes, o BOM DIA, no último dia 7, protocolou junto à sede da Polícia Federal, em Rio Preto, denúncia de supostos crimes praticados naquele município, como compra de votos e outros.

A Gazeta de rio preto MANIPULA ÁUDIOS E MENTE PARA LEITORES

Compartilhe  

últimas notícias