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A era exponencial. Estamos preparados ?

O crescimento exponencial. Habilidades e Iniciativas dos Executivos.

A era exponencial. Estamos preparados ?
A era exponencial. Estamos preparados ?

Redação Publicado em 20/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h45


O crescimento exponencial. Habilidades e Iniciativas dos Executivos.

Os CEO, CMO (marketing), CTO (tecnologia), CFO (finanças), CDO (dados) e outros, estão enfrentando enorme pressão para se tornarem gestores exponenciais.

Eles precisam implementar e conduzir estratégias que transformem as empresas em organizações exponenciais, ou seja, dez vezes melhores, mais rápidas e, mais eficientes.

A mudança necessária é norteada a atuar segundo premissas de adaptabilidade e de inovação de ruptura.

A seguir, pontos a serem considerados nesta conversão:

  • Identificar organizações exponenciais e associar-se a elas, com parcerias ou aquisições.
  • Operar com ativos emprestados e colaboradores sob demanda para combater a inércia e o “velho” modo de pensar. Esses novos elementos aceleram o metabolismo de inovação e a capacidade de adaptação.
  • Criar produtos e serviços baseados em informação, que são mais fáceis de escalar.
  • Focar o planejamento estratégico de um ano e também à análise preditiva baseada em dados, a uma forte visão do produto e ao propósito transformador.
  • Alavancar a inovação externa e dar liberdade aos colaboradores internos para inovar.
  • Ir além das inovações de produtos e tecnológica, tentando inovar em processos, no modelo de negócio, na área social etc.
  • Aceitar que nem tudo são dados; há espaço para intuição.
  • Mais importante de tudo, ficar alerta a consequências inesperadas de dados “sem importância”.

A transformação da empresa linear para o modelo Exponencial, e seus elementos-chave

Demora de 250 a 300 dias para uma empresa típica de bens de consumo levar seu produto do departamento de pesquisa e desenvolvimento para as prateleiras das lojas. Relatórios anuais, anúncios e discursos proclamam como ela se digitalizou, acelerou a cadeia de fornecimento, reduziu o ciclo de aprovação, melhorou canais de distribuição.

Agora, a Quirky, uma organização exponencial de bens de consumo embalados. Ela completa esse mesmo ciclo em apenas 29 dias, desde a criação da ideia até o produto à venda no Walmart local.

E o padrão se repete em custo: enquanto uma empresa automobilística tradicional gasta cerca de US$ 3 bilhões para levar um novo modelo ao mercado, a Local Motors, uma organização exponencial, consegue a mesma coisa por apenas US$ 3 milhões – um desempenho mil vezes melhor, embora não seja na mesma escala de produção.

Na Próxima Matéria abordaremos os Fatores Fundamentais para esta Transformação

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