Diário de São Paulo
Siga-nos

A Economia Compartilhada e Você

Com certeza você já ouviu dizer que a economia compartilhada ou colaborativa tem mudado e  vai mudar drasticamente o perfil de consumo e dos negócios nos

A Economia Compartilhada e Você
A Economia Compartilhada e Você

Redação Publicado em 01/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h12


Com certeza você já ouviu dizer que a economia compartilhada ou colaborativa tem mudado e  vai mudar drasticamente o perfil de consumo e dos negócios nos próximos anos. Se por acaso ainda  não ouviu falar nisso,  prepare-se. A economia compartilhada muda à forma como a sociedade opera e como às pessoas se enxergam nela .

Viveremos  uma ERA onde a confiança nas pessoas será fundamental. Não que hoje não seja, mas os parâmetros de medição serão muito diferentes. Será necessário se comportar melhor.

Quanto melhor você se “comportar” seguindo  as regras pré-estabelecidas pelos grupos de compartilhamento, mais vantagens poderá vir a obter.

Praticamente todos os mercados estão sendo atingidos. A maneira como vai se ganhar dinheiro será muito diferente. O modo como  vai se  gastar também.

O mundo cansou um pouco deste consumo desenfreado. Desta necessidade  de ter o produto  X002 que foi lançado alguns meses após o X001 apenas por que é mais moderno ou está na moda. Já não é assim na mesma proporção de alguns anos e deixará de ser nos próximos.

Os produtos não terão apenas um dono ou proprietário. Terão usuários que de modo  ordenado e compartilhado irão se utilizar dos mesmos apenas no momento em que precisarem e irão dividir com outras pessoas os custos deste bem.

Porque ninguém pensou nisto antes. Fala sério. A ideia é sensacional.

Acontece que isto vai mudar a forma como você vende ou apresenta o seu produto. Isto sim é importante caso você seja o proprietário de um estabelecimento comercial ou mesmo de prestação de serviços. A forma vai mudar e você precisa estar preparado.

Imagine se você for o proprietário de um Hotel por exemplo. Este é o exemplo mais notório.

Duvido que as redes de  hotéis ou seus proprietários não estejam muito preocupados.

Quem ainda não ouviu falar do Airbnb? Através deste portal é possível alugar uma casa, apartamento, ou um quarto. Isto mesmo um quarto. Quem pensaria que isto fosse possível há alguns anos. Agora é pura realidade. O mais interessante é que tanto o proprietário como o “locador” são  avaliados e dependendo da avaliação, um consegue  “alugar” mais o seu imóvel para outras pessoas e o locatário consegue ser aceito em outros imóveis também colocados para locação.

Realmente é o tipo de negócio onde todos  ganham.

Este foi apenas um exemplo, porém trata-se de um dos maiores sucessos.

Tem muita coisa nova acontecendo. Uma Mudança Cultural já está caminhando a pleno vapor (usei esta expressão exatamente  por ser muito antiga e fazer uma contraposição com o que está por vir). Esta Mudança é drástica. Prepare-se ela vai pegar você em cheio. Comece a pensar seriamente no assunto. Como poderei me encaixar nesta nova economia? Isto é o que precisa  ser pensado.

Está achando que são muitas mudanças? Pois você já pensou viver numa comunidade de casas, quase um condomínio onde até a cozinha vai ser compartilhada?

Leia sobre a cohousing? Aprenda sobre o assunto e compartilhe. Você nem sabe mas tem muito que compartilhar.

Enfim, já que é tão importante compartilhar, que tal começar por este texto. Faça isto e vá treinando.

Compartilhe  

últimas notícias