Diário de São Paulo
Siga-nos

A derrota não é o fracasso

Por Fernanda Trigueiro*

Fernanda Trigueiro
Fernanda Trigueiro

Redação Publicado em 28/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h03


Por Fernanda Trigueiro*

A derrota não é o fracasso

Aquele “balde de água fria” ou o tal do “caiu do cavalo”, quem nunca? Não faltam expressões que representem as rasteiras da vida. Da falência a traição. Da demissão a um pé na bunda. De um “não” recebido ao cancelamento. Perder faz parte da caminhada. E no fundo, as decepções acontecem somente porque nós criamos uma ideia do que é o sucesso.

Não conheço ninguém que goste de ser contrariado. Falar é fácil, agora lidar com as adversidades é outro assunto. Dói, dói muito, um sofrimento que é inevitável. Dizem que o ser humano aprende pela dor ou pelo amor. Infelizmente, a maioria se mexe mesmo quando a água bate. São poucos o que aprendem sem cair e sem se machucar. Mas quem já sentiu o gosto da reviravolta sabe quão saborosa é. A chave do negócio é cair e levantar. Perder batalhas, mas não a guerra.

O fracasso não existe. Coloque isso na sua cabeça. É um estado de espírito. Um rótulo criado em cima das expectativas de cada um. O que você acha que é certo, muitas vezes não é e só depois passa a entender o porquê. Ao se deparar com a derrota, erga-se. Não pense muito, não se entregue e não se ache um perdedor. O fracasso só vem pra quem se desespera, desiste e paralisa.

Pense nas pessoas que são exemplos de sucesso. Se o medo tivesse dominado cada uma delas, não teríamos tantos exemplos para nos inspirar. Seria injusto dizer alguns nomes por aqui, mas se você admira alguém, procure saber a história e a trajetória desta pessoa. Sem dúvida ela teve derrotas, cometeu enganos e falhas. Porém transformou tudo isso em experiência e aprendizado. Vestiu a “coragem”, encarou o medo e venceu. E é isso que importa.

Você está só no meio do caminho. Perder não é o fim. Quem na primeira derrota já desiste, fracassa. Quem vê o “tombo” como uma oportunidade, cresce, amadurece, se reinventa e se aproxima do tão almejado sucesso. Depois, alcançá-lo é uma questão de tempo. E aí cabe somente a você seguir adiante. A decisão é sua, só sua!

_____________________
*Fernanda Trigueiro é uma jornalista apaixonada por pessoas e suas histórias.
Repórter de TV por opção, mas uma escritora por vocação. Vê a notícia além da manchete e dos números.
Compartilhe  

últimas notícias