Diário de São Paulo
Siga-nos

A corrupção na política pode ter um fim?

Por Kleber Carrilho

kleber carrilho
kleber carrilho

Redação Publicado em 08/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h31


A corrupção na política pode ter um fim?

Por Kleber Carrilho

Tem gente que me pergunta se é possível acabar com a corrupção na política. E a minha resposta é sempre a mesma: é possível controlar e reduzir, mas nunca fazer com que ela deixe de existir. Mesmo nos países em que a corrupção é baixíssima, como no norte da Europa, ela está lá, e só não se manifesta mais porque a sociedade consegue controlá-la.

E, para controlar, é necessário que haja leis, um judiciário forte e principalmente educação para a cidadania. Pessoas que sabem para que serve a participação política e entendem a necessidade de que as soluções sejam planejadas no longo prazo tendem a evitar que a corrupção ocorra.

Porém, o grande problema, que vários países sofrem, inclusive o Brasil, é a visão de curto prazo. Se as pessoas observam o ambiente político como uma oportunidade para ganhar dinheiro, ter um cargo ou obter benefícios para a sua empresa, a corrupção faz parte do dia a dia, quase sem controle.

Por isso, a saída é a educação, além do estímulo para que os cidadãos observem que a saída para uma vida melhor não está no favor, no jeitinho, no benefício financeiro, mas sim no desenvolvimento de políticas públicas que possam melhorar os salários, as oportunidades de empregos, o ambiente para empreender.

E isso é decisão política, com reflexo na cultura, que em geral não ocorre em pouco tempo. Os países que conseguem combater a corrupção com competência desenvolveram os seus mecanismos e uma educação para a cidadania há muito tempo.

Então, para nós e para outros países em que a corrupção é endêmica, é necessária uma solução real, com discussões sobre a corrupção do dia a dia, aquela que ocorre toda vez que um benefício parece alcançável sem muito esforço, ou com um pouco de dinheiro, como um fiscal que deixa passar uma irregularidade ou uma fila do SUS que pode ser cortada por alguém influente que você conhece.

Estamos prontos para essa discussão? Ou somente queremos falar da corrupção de partidos políticos e daquilo que ocorre na alta gestão pública?

E mais: temos paciência para criar uma geração que entenda que a corrupção, no longo prazo, só traz prejuízos para todos?

Kleber Carrilho é professor, analista político e doutor em Comunicação Social
Instagram: @KleberCarrilho
Facebook.com/KleberCarrilho
Compartilhe  

últimas notícias