Diário de São Paulo
Siga-nos

A 8 dias das eleições, TSE aumenta segurança após ataque hacker ao STJ

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) está em alerta e decidiu reforçar os sistemas internos de segurança depois do  ataque hacker que bloqueou o acesso aos

A 8 dias das eleições, TSE aumenta segurança após ataque hacker ao STJ
A 8 dias das eleições, TSE aumenta segurança após ataque hacker ao STJ

Redação Publicado em 07/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h08


secretário de Tecnologia da Informação do TSE garantiu que o sistema eleitoral brasileiro não está sob risco

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) está em alerta e decidiu reforçar os sistemas internos de segurança depois do  ataque hacker que bloqueou o acesso aos dados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e suspendeu as atividades da corte. Até o momento, o TSE não confirmou ter sofrido nenhum ataque.

Giuseppe Dutra Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE garantiu que o sistema eleitoral brasileiro não está sob risco . “Nós temos uma proteção bastante robusta. As medidas que adotamos são eficientes”, afirmou Janino.

Um dos argumentos do secretário para atestar a segurança do sistema eleitoral é o fato da urna eletrônica funcionar ” offline “, por tanto, sem a internet como meio para invasões hackers. “Já temos todo um procedimento nosso, por causa das eleições . É uma série de cuidados e preparações intensas no sentido de garantir a integridade da rede da Justiça Eleitoral. Estamos intensificando esse trabalho”, disse o secretário.

Janino garante que técnicos estão trabalhando no “fortalecimento das ações preventivas de segurança”. Dentre as medidas estão troca sistemática das senhas dos usuários, realização de backups de arquivos e uma verificação minuciosa de todos os sistemas operacionais. O secretária confirma que os ataques a outras instituições ligou um alerta no TSE. Os hackers pedem resgate em dinheiro para liberar os sistemas das organizações atacadas .

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias