Diário de São Paulo
Siga-nos

327 migrantes são encontrados em condições ‘subumanas’ no México

Um total de 327 migrantes, incluindo cerca de 120 menores, foram encontrados amontoados em condições "subumanas" em uma casa em Nuevo Leon, estado no norte do

327 migrantes são encontrados em condições ‘subumanas’ no México
327 migrantes são encontrados em condições ‘subumanas’ no México

Redação Publicado em 01/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h36


Um total de 327 migrantes, incluindo cerca de 120 menores, foram encontrados amontoados em condições “subumanas” em uma casa em Nuevo Leon, estado no norte do México, informou o governo mexicano na terça-feira (31).

O Secretário do Interior detalhou que a casa fica na cidade de Cadereyta e foi localizada após alguns imigrantes irem a um hospital da região para visitar um paciente internado.

“Os 327 migrantes estrangeiros ficaram sem água, comida e em condições subumanas, amontoados, vulneráveis e em condições anti-higiênicas que colocam suas vidas em risco”, diz o secretário em um comunicado.

As autoridades não especificaram as nacionalidades dos migrantes nem seu destino.

Rota para os EUA

Cadereyta é uma cidade a menos de 250 km da fronteira com os Estados Unidos e uma área de trânsito para migrantes, pois é uma das rotas mais curtas do México.

A maior parte dos migrantes que atravessam o país são da América Central e têm como destino os EUA. Autoridades de imigração geralmente deportam os detidos.

A descoberta ocorre enquanto duas caravanas, com algumas centenas de migrantes, avançam no estado de Chiapas, no sul do México. Os grupos percorrem a rodovia tentando contornar as operações da Guarda Nacional para detê-los.

Fugindo da violência e da pobreza em seus países, os centro-americanos tentam chegar aos EUA em busca de refúgio. Mas o governo mexicano destacou mais de 27 mil guardas nacionais e militares para conter a migração ilegal.

.

.

.

.

.

.

.

AFP

Compartilhe  

últimas notícias