Diário de São Paulo
Siga-nos

2º congresso de jornalismo de educação terá presença do ministro Rossieli e foco nas eleições

Começa nesta segunda-feira (6), em São Paulo, o 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Promovido pela Jeduca, a associação de jornalistas de

2º congresso de jornalismo de educação terá presença do ministro Rossieli e foco nas eleições
2º congresso de jornalismo de educação terá presença do ministro Rossieli e foco nas eleições

Redação Publicado em 06/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h53


Durante dois dias, evento em São Paulo terá 28 debates e oficinas que discutirão políticas públicas e questões sobre a profissão do jornalismo especializado em educação.

Começa nesta segunda-feira (6), em São Paulo, o 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Promovido pela Jeduca, a associação de jornalistas de educação, o congresso contará com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e de cerca de 500 participantes inscritos.

O foco principal do evento serão as questões relacionadas às políticas públicas de educação voltadas à cobertura eleitoral de 2018 – por isso, a checagem de fatos sobre educação também foi incluída em uma oficina que já teve as vagas esgotadas.

Destaques internacionais

Entre os destaques da programação, que conta com 28 mesas de debates e oficinas, está um encontro com o jornalista americano Greg Toppo, do jornal USA Today. Ele vai contar como acompanhou a ascensão de Donald Trump e sua polêmica agenda para a educação.

Jornalistas do México, Colômbia e Argentina também virão ao Brasil para discutir alguns dos temas principais da cobertura jornalística de educação em seus países.

Além deles, Martin Carnoy e David Plank, professores da Universidade de Stanford, na Califórnia, vão abordar a perspectiva estrangeira sobre políticas brasileiras como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio.

Destaques do Brasil

Entre os convidados brasileiros estão jornalistas de vários veículos de comunicação do país, além de especialistas na área de educação, entre eles o ex-ministro Renato Janine Ribeiro e da ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.

“Com essa diversidade de temas e de formatos, esperamos que os jornalistas presentes se gabaritem ainda mais para assuntos que já conhecem, tenham ideias de novas pautas e, sobretudo, estejam preparados para encarar essa dura cobertura de eleições que se aproxima”, afirmou o vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi.

Compartilhe  

últimas notícias