Diário de São Paulo
Siga-nos

14 pessoas morrem em chuva histórica na região de Nova York

Ao menos 14 pessoas morreram em Nova York e em Nova Jersey devido à tempestade tropical Ida, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição

14 pessoas morrem em chuva histórica na região de Nova York
14 pessoas morrem em chuva histórica na região de Nova York

Redação Publicado em 02/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h34


Ao menos 14 pessoas morreram em Nova York e em Nova Jersey devido à tempestade tropical Ida, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no Sul dos Estados Unidos.

O Ida atingiu o país como um furacão de categoria 4 no domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi, e foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continua causando estragos.

A cidade de Nova York registrou a maior quantidade de chuva em um dia em pelo menos 152 anos: foram medidos mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN.

É a maior quantidade desde 1869 (quando as medições começaram a ser feitas) e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927).

A cidade de Newark, em Nova Jersey, também registrou um novo recorde diário de chuva na quarta-feira (1º): 21,3 centímetros, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros em 1959).

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade.

“Chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas estradas”, afirmou de Blasio ao declarar emergência. “Fique longe do metrô. Fique fora das estradas. Não dirija nessas águas pesadas”.

Mortes em porões

A polícia de Nova York confirmou oito mortes, incluindo uma criança de 2 anos e uma idosa de 86 anos, e seis óbitos foram relatados em Nova Jersey.

Algumas pessoas morreram afogadas em apartamentos subterrâneos no bairro do Queens, onde porões são convertidos ilegalmente em moradias improvisadas.

As chuvas também causaram inundações e interromperam quase todas as linhas do metrô, que ficaram completamente alagadas

Algumas estradas ficaram intransitáveis e o aeroporto de Newark, em Nova Jersey, chegou a suspender voos.

Tempestade Ida alaga via expressa no bairro do Brooklyn, em Nova York, na madrugada de 2 de setembro de 2021 — Foto: Ed Jones/AFP
Tempestade Ida alaga via expressa no bairro do Brooklyn, em Nova York, na madrugada de 2 de setembro de 2021 — Foto: Ed Jones/AFP

No estado de Nova Jersey, o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado após o veículo em que estava ser arrastado pela água, segundo o prefeito da cidade de Passaic, Hector Lora.

Outras cinco pessoas foram encontradas mortas em um complexo de apartamentos na cidade de Elizabeth, vizinha a Newark, nesta quinta-feira (2).

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias