Diário de São Paulo
Siga-nos

1/3 das crianças e adolescentes já viu discriminação online, diz pesquisa

Um terço de crianças e adolescentes brasileiros já presenciou alguém ser discriminado na internet, aponta a pesquisa “TIC Kids Online”, divulgada nesta

1/3 das crianças e adolescentes já viu discriminação online, diz pesquisa
1/3 das crianças e adolescentes já viu discriminação online, diz pesquisa

Redação Publicado em 10/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h12


Discriminação por cor ou raça é vista entre jovens, diz ‘TIC Kids Online’.
6% já disseram ter sido alvo de algum preconceito na internet.

Um terço de crianças e adolescentes brasileiros já presenciou alguém ser discriminado na internet, aponta a pesquisa “TIC Kids Online”, divulgada nesta segunda-feira (10) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

A pesquisa ouviu pessoas entre 9 e 17 anos entre novembro de 2015 e junho de 2016. De acordo com o levantamento, 80% dos usuários nessa faixa etária já são internautas. Entre eles, 66% se conectam todos os dias.

Entre os jovens online, 37%, ou 8,8 milhões de internautas nessa faixa de idade, já presenciaram qualquer tipo de preconceito em algum ambiente da rede.

A discriminação mais vista é pela cor ou raça, citada por 23% deles, seguida a pela aparência física (13%), por gostar de pessoas do mesmo sexo (10%), por ser pobre (8%), pela religião (7%), por não usar roupas da moda (7%), pelo lugar onde mora (4%), por ser adolescente ou jovem (4%), por ser mulher (3%) e por não estar trabalhando (2%).

O índice de internautas que tiveram contato com formas de discriminação é maior entre adolescentes (51% dos jovens de 15 a 17 anos), nas classes sociais mais altas (46% da classe AB), para quem tem maior escolaridade (43% entre os estudantes de ensino médio) e entre mulheres (39%) e no meio urbano (39%).

A pesquisa também procurou saber se crianças e adolescentes também se sentiram discriminados. Dos internautas jovens, 6% disseram já ter sido alvo de algum tipo de preconceito. Esse percentual equivale a 1,5 milhão de pessoas.

A “TIC Kids Online” apontou ainda que os smartphones se consolidaram como o aparelho preferido entre crianças e adolescentes. Era usado por 83% dos jovens internautas em 2015 –esse índice era de 82% no ano anterior.

Para 31% das pessoas online nessa faixa de idade, os celulares são o único dispositivo para acessar a internet.

Compartilhe  

últimas notícias