Diário de São Paulo
Siga-nos

Austrália inicia vacinação de atletas para as Olimpíadas

A Austrália começou a vacinação de atletas que vão aos Jogos de Tóquio nesta terça-feira. Quem inaugurou o programa de imunização da delegação foi a nadadora

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 11/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h55


A Austrália começou a vacinação de atletas que vão aos Jogos de Tóquio nesta terça-feira. Quem inaugurou o programa de imunização da delegação foi a nadadora Cate Campbell, dona de cinco medalhas olímpicas, duas delas de ouro. A recordista mundial do revezamento 4x100m feminino posou sorridente ao receber uma dose da vacina da Pfizer.

As delegações olímpica e paralímpica do país terão mais de 2 mil pessoas. A vacinação não será obrigatória, mas está sendo encorajada pelo Comitê Olímpico Australiano (AOC) por dar maior segurança aos competidores.

Diretor executivo do AOC, Matt Carroll rebateu as críticas de que pessoas jovens e saudáveis estariam furando a fila e passando à frente de grupos prioritários com idosos e comorbidades.

– Não estamos furando a fila. Ninguém está perdendo doses. Estamos conduzindo o processo de imunização e não estamos colocando nenhuma carga no sistema público.

Campbell disse que todos os atletas com os quais tem contato querem se vacinar e vislumbram que a imunização permitirá treinos com seleções de outros países que seguirem o mesmo processo, citando Estados Unidos e Grã-Bretanha. Ela também comemorou a antecedência na aplicação, o que permitirá ao corpo tempo para se recuperar em caso de reação.

– Aprendemos tanto no último ano e meio sobre como este vírus pode mudar e mutar, e tomar a vacina é fazer a nossa parte. Estou realmente feliz que ainda estamos a algum tempo das Olimpíadas, porque se houver algum efeito colateral vamos superá-los quando chegarem as seletivas olímpicas (em junho).

– Estamos em uma situação incrivelmente privilegiada na Austrália, numa sociedade em que a Covid não nos impacta diariamente. Vamos encarar uma situação desconhecida em Tóquio, então ter este curativo é algo que tira um grande peso dos ombros de todos.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias