Vagner Mancini é dono do melhor começo de temporada do Corinthians nos últimos anos. Com um aproveitamento de 71,4% nos primeiros jogos oficiais de 2021, o técnico fica atrás apenas de Tite, em 2016, e Fábio Carille, em 2017. Dos três, Carille venceu seis de sete, mas foi o único a perder uma.

Mancini, que admitiu recentemente estar acompanhando um período de declínio técnico de sua equipe, ainda está invicto na temporada. São quatro vitórias e três empates e duas classificações na Copa do Brasil. Agora, sem jogos previstos, terá tempo para trabalhar. Mas, vamos aos números.

Começando a comparação por 2016, Tite disputou um jogo de Libertadores e outros seis de Paulistão no começo da temporada. Foram cinco vitórias e dois empates, totalizando um aproveitamento de 80,9%. Fez 17 dos 21 pontos possíveis.

No ano seguinte, Fábio Carille chegou de maneira arrebatadora no comando técnico da equipe. Nos sete primeiros jogos de 2017, totalizou um aproveitamento de incríveis 90,4%, com seis vitórias e apenas uma derrota entre jogos de Paulistão e Copa do Brasil (um).

Vagner Mancini, Tiago Nunes, Fábio Carille e Tite, todos como técnicos do Corinthians — Foto: Ge.globo

Vagner Mancini, Tiago Nunes, Fábio Carille e Tite, todos como técnicos do Corinthians — Foto: Ge.globo

Carille, que venceria meses mais tarde a disputa do Campeonato Brasileiro, ficaria no clube também no primeiros jogos das temporadas de 2018 e 19, mas sem nem de perto repetir os números de 2017, embora tenha vencido as três edições de Paulistão nestes anos.

Em 2018, teve um aproveitamento de 57,1%, com quatro vitórias e três derrotas. Em 2019, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas, com apenas 42,8% de aproveitamento.

Frustrada com o declínio do modelo de jogo de Carille nos anos anteriores, a direção corintiana foi atrás de inovação. Contratou o então promissor Tiago Nunes para o ano de 2020, apostando, de certa maneira, em um estilo mais ofensivo. Mas os números do começo foram ruins.

Em seus sete primeiros jogos oficiais, Tiago conquistou apenas 47,6% de aproveitamento, com três vitórias, um empate e três derrotas. Neste período, foi eliminado da Libertadores diante do Guaraní, do Paraguai.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.