Diário de São Paulo
Siga-nos

Após “dança das cadeiras”, John fecha 2020 como titular do Santos e corresponde em jogos decisivos

No começo de 2020, era praticamente impossível imaginar que o goleiro John, então quarta opção para a posição no elenco do Santos, encerraria o ano como

dança das cadeiras
dança das cadeiras

Redação Publicado em 26/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h35


Goleiro começou temporada como quarta opção e virou dono da posição

No começo de 2020, era praticamente impossível imaginar que o goleiro John, então quarta opção para a posição no elenco do Santos, encerraria o ano como titular absoluto e um dos principais destaques do time nos momentos decisivos. É exatamente o que aconteceu.

A posição de goleiro do Santos nesta temporada foi uma verdadeira “dança das cadeiras” e passou por diversas mudanças. A cronologia foi a seguinte:

  1. Titular em 2019, Everson se manteve como dono da posição em 2020 até acionar o clube na Justiça em julho e, depois de ser derrotado nos tribunais, ser vendido ao Atlético-MG;
  2. Vladimir assumiu a função e passou por um período de desconfiança de parte dos torcedores antes de se lesionar em agosto e ter de passar por cirurgia no pé direito;
  3. João Paulo, outra cria da base, ganhou a vaga no time titular e correspondeu. Virou xodó da torcida e acumulou várias defesas difíceis, que renderam até placa de homenagem recentemente. Até que contraiu a Covid-19 em novembro e, desde então, só voltou ao time quando os titulares foram poupados.

Enquanto João Paulo estava em isolamento por causa do coronavírus, John fez sua estreia pelo Santos em jogos oficiais e não saiu mais da equipe. Ele conquistou o técnico Cuca, que o considera um goleiro “completo”, com boa saída do gol em jogadas aéreas e que sabe iniciar jogadas com os pés.

John, goleiro do Santos, na partida contra a LDU, pela Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL

Nas partidas decisivas da temporada, especialmente as da Libertadores, contra LDU e Grêmio, John teve atuações convincentes e provou o motivo de ter sido mantido no time mesmo com o retorno de João Paulo.

No último jogo de 2020, contra o Ceará, neste domingo, às 18h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, John fará sua 10ª partida desde que virou o titular absoluto da posição no Santos.

John tem contrato com o Santos até o fim de 2023, com multa rescisória de 70 milhões de euros (R$ 444 milhões, na cotação atual).

.

.

.

GE – Globo esporte

Compartilhe  

últimas notícias