Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo é o time que menos usou jogadores no Brasileirão; Diniz destaca preparação física

O São Paulo é o clube que menos utilizou jogadores no Campeonato Brasileiro até esta 26ª rodada. Durante a competição, o Tricolor colocou em campo 26 atletas.

são paulo
são paulo

Redação Publicado em 20/12/2020, às 00h00 - Atualizado em 21/12/2020, às 00h16


Tricolor teve poucos lesionados e encontrou time-base em meio à maratona de jogos.

São Paulo é o clube que menos utilizou jogadores no Campeonato Brasileiro até esta 26ª rodada. Durante a competição, o Tricolor colocou em campo 26 atletas. O Fortaleza vem logo atrás no ranking, com 30.

O número se deve a alguns fatores, como o baixo número de lesões, ao fato de o elenco não ter vivenciado surto de Covid-19, diferentemente de outros clubes, e ter encontrado um time-base que pouco precisa ser mexido. Além disso, Fernando Diniz também não tem tantas opções no grupo para modificações.

Os cinco clubes que menos utilizaram jogadores no Brasileirão

ClubeJogadores utilizados
São Paulo26
Fortaleza30
Atlético-MG33
Ceará33
Fluminense33

Fernando Diniz, porém, costuma dar os méritos desse aspecto à preparação física do São Paulo, liderada por Wagner Bertelli, com quem trabalha desde quando o treinador dirigia o Votoraty, em 2009.

– Trabalhamos de uma maneira muito integrada, respeitando os departamentos e, principalmente, os jogadores, prezando pela prevenção, não em cuidar da doença. Temos uma concepção de futebol um pouco diferente da norma, meu jeito de trabalhar não é poupar jogador porque jogou alguns jogos seguidos. Tem a sensibilidade, aspecto emocional, como o jogador responde a isso. Temos que saber avaliar tudo para colocar o time no campo – afirmou Diniz em uma de suas entrevistas coletivas.

Os principais jogadores do elenco participaram de praticamente todos os jogos do time na competição. Igor Gomes esteve em todos os 26, enquanto Gabriel Sara atuou em 25 jogos no Brasileirão. Tchê Tchê vem logo atrás, com 24 jogos.

A preparação física do São Paulo era um ponto preocupante no ano passado sob o comando de Cuca. As lesões musculares, por exemplo, deram um salto, e o clube terminou 2019 como um dos que mais tiveram problemas médicos no Brasil.

O trabalho feito por Wagner Bertelli e os demais preparadores físicos é visto como primordial para que essa sequência de jogos fosse possível. Essa semana, por exemplo, tem sido a primeira de descanso do elenco desde que o Brasileirão começou. Nessa maratona ainda teve Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.

Jogadores do São Paulo que mais atuaram no Brasileirão

JogadorNúmero de jogos
Tiago Volpi26
Igor Gomes26
Gabriel Sara25
Tchê Tchê24
Reinaldo23
Vitor Bueno23
Luciano22
Pablo22
Brenner20
Daniel Alves19

Após a paralisação por conta do novo coronavírus, o São Paulo disputou 39 jogos, sendo que em 38 Igor Gomes esteve presente (foram 37 seguidos). Reinaldo, Vitor Bueno e Tchê Tchê disputaram 35. Luan é um “recém” titular e, desde que entrou, não saiu mais da equipe. Dos últimos 21 jogos, ele participou de 20.

A longa série de jogos com pouco tempo de recuperação, porém, não gerou muitas baixas no elenco tricolor. A mais recente é Luciano, que sentiu lesão na coxa contra o Corinthians e não jogou contra o Atlético-MG.

O período sem jogos deu a oportunidade de os jogadores terem dois dias de folga (quinta e sexta-feira). No último sábado, o elenco se reapresentou e iniciou a preparação para enfrentar o Grêmio, na próxima quarta, às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, fora de casa.

Wagner Bertelli, Pedro Campos, Marcos Vizolli e Eduardo Zuma, do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Wagner Bertelli, Pedro Campos, Marcos Vizolli e Eduardo Zuma, do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O descanso pode ser fundamental em um momento decisivo da temporada. Depois do jogo contra o Grêmio, o São Paulo vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no sábado, dia 26. No dia 30, recebe o Grêmio no duelo de volta da Copa do Brasil. Depois disso, ganha mais uns dias de folga até o jogo contra o Bragantino, dia 6 de janeiro.

.

.

.

G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias