Diário de São Paulo
Siga-nos

Manifestantes fazem ato em homenagem a artista negro morto por PM na Vila Madalena

Manifestantes fazem ato neste sábado (5) após assassinato do artista Nego Vila, na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Arquivo pessoal

negro morto
negro morto

Redação Publicado em 06/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h03


Manifestantes saíram às ruas da Vila Madalena neste sábado (5) em um ato em homenagem ao artista Nego Vila, morto por um policial militar, no último sábado (29), no mesmo bairro da Zona Oeste de São Paulo.

Manifestantes fazem ato em homenagem a artista negro morto por PM na Vila Madalena

Vestidos com camisetas com o rosto do artista estampado e a frase “Todo Nego é Nego Vila”, os manifestantes caminharam pelo bairro pedindo justiça. No início da semana, o Beco do Batman, conhecido por seus grafites coloridos, foi pintado de preto em homenagem ao artista.

Wellington Copido Benfati, conhecido como Nego Vila Madalena, de 40 anos, foi morto pelo policial à paisana após discussão.

Testemunhas contaram na delegacia, que fica perto do local do crime, que viram Ernest atirar no peito de Nego Vila quando ele estava deitado no chão sem representar qualquer risco ao policial.

Apesar de ter alegado legítima defesa para atirar no artista, o sargento da Polícia Militar (PM) Ernest Decco Granaro, de 34 anos, foi detido em flagrante por outros policiais militares e acabou indiciado por homicídio na Polícia Civil.

Homenagem ao artista NegoVila morto por um PM — Foto: Arquivo pessoal

Homenagem ao artista Nego Vila morto por um PM — Foto: Arquivo pessoal

Ato em homenagem a NegoVila — Foto: Arquivo pessoal

Ato em homenagem a Nego Vila — Foto: Arquivo pessoal

'Polícia, pare de nos matar', diz frase escrita durante ato em homenagem a NegoVila — Foto: Arquivo pessoal

‘Polícia, pare de nos matar’, diz frase escrita durante ato em homenagem a Nego Vila — Foto: Arquivo pessoal

Manifestantes fazem ato neste sábado (5) após assassinato do artista NegoVila, na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Arquivo pessoal

Manifestantes fazem ato neste sábado (5) após assassinato do artista Nego Vila, na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Arquivo pessoal

Amigos de NegoVila pintaram Beco do Batman de preto em sinal de luto e escreveram frases pedindo 'justiça' para o assassinato do artista plástico em São Paulo — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

Amigos de Nego Vila pintaram Beco do Batman de preto em sinal de luto e escreveram frases pedindo ‘justiça’ para o assassinato do artista plástico em São Paulo — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

O G1 não conseguiu localizar a defesa do suspeito para comentar o assunto até a publicação desta matéria. O policial está no presídio da PM Romão Gomes, na Zona Norte.

A investigação do caso é feita pelo 14º Distrito Policial (DP), em Pinheiros. Policiais ouvidos pela reportagem informaram que tentam localizar câmeras de segurança que possam ter gravado o crime. Ele foi cometido na madrugada do último sábado próximo a uma distribuidora de bebidas e um posto de combustíveis, entre as ruas Deputado Lacerda Franco e Inácio Pereira da Rocha.

A enfermeira Tatiana Benfati e o irmão NegoVila. O artista plástico foi morto por um PM de folga após discussão na Vila Madalena, em São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

A enfermeira Tatiana Benfati e o irmão NegoVila. O artista plástico foi morto por um PM de folga após discussão na Vila Madalena, em São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Beco do Batman fica de luto após morte de artista plástico

Família indignada

Segundo a enfermeira Tatiane Benfati, de 43 anos, irmã de NegoVila, testemunhas lhe contaram que o irmão tentou apartar uma briga do amigo dele com outras pessoas. Em seguida, segundo os relatos, o PM, que estava sem uniforme, deu um soco no artista, que revidou.

“Não sei se o policial olhou nele [NegoVila] com raiva porque era negro ou porque meu irmão bateu nele. O que faria ele matar meu irmão?”, indaga Tatiane. “Por que a vida do meu irmão valeu tão pouco?”

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, o sargento alegou que estava de folga e atirou no artista plástico em legítima defesa após ser cercado por pessoas que “tentavam ‘tomar’ sua arma de fogo, tendo o indiciado disparado sua pistola a fim de repelir a injusta agressão que estava sofrendo”.

NegoVila trabalhava em produções de cinema e comerciais, segundo contou sua irmã — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

NegoVila trabalhava em produções de cinema e comerciais, segundo contou sua irmã — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Mas quatro das sete testemunhas ouvidas na delegacia deram outra versão que foi determinante para o entendimento da autoridade policial de que o PM atirou no artista para matar e não para se defender.

“Apresentaram versão dos fatos em que [Ernest] Decco, após um primeiro disparo – que não acertou a vítima, mas que a deitou no chão – disparou uma segunda vez contra Wellington, em cenário em que a vítima ainda se encontrava caída no chão, acabando por ceifar a sua vida”, informa trecho do boletim de ocorrência do caso.

Ainda segundo as testemunhas, o sargento iria atirar novamente em Nego Vila, mas uma amiga da vítima se jogou sobre o artista para protege-lo e pediu “para o indiciado não mais machucar a vítima”.

NegoVila adorava andar de skate, outra de suas paixões — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Nego Vila adorava andar de skate, outra de suas paixões — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Como o local é próximo à delegacia, que fica na Rua Deputado Lacerda Franco, outros agentes da PM que estavam no distrito policial registrando outra ocorrência saíram após ouvir dois disparos de arma de fogo. E foram ver de onde vinha o barulho.

Os policiais militares disseram que chegando próximo a uma distribuidora de bebidas e um posto de combustíveis encontraram pessoas dizendo que um homem perto de uma árvore tinha atirado e ferido uma pessoa. E que estava apontando a arma para outras pessoas.

O atirador, “apresentando ainda dificuldade para falar e sinais de embriaguez”, se identificou como policial militar, mas não queria obedecer as ordens dos outros PMs para largar a arma e se entregar. Foi preciso que um outro policial militar o desarmasse. Em seguida, Ernest foi algemado e levado ao 14º DP.

Enquanto isso, Nego Vila estava caído no chão. Em seguida, uma ambulância o levou ferido ao Pronto Socorro da Lapa, onde ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Beco do Batman

Beco do Batman é pintado de preto em sinal de luto e tem inscrições em branco em protesto pelo assassinato de NegoVila — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

Beco do Batman é pintado de preto em sinal de luto e tem inscrições em branco em protesto pelo assassinato de Nego Vila — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

O assassinato do artista causou indignação e protestos artísticos na Vila Madalena.

“Estou muito triste, muito chocada. Meu irmão não era só da minha família, não era só nosso, ele é da vila Madalena”, disse Tatiana, que se despediu de Nego Vila no domingo (29), no Cemitério da Lapa. “O enterro dele não poderia ser diferente do que foi. Com muita música, muito batuque, muita alegria, muita indignação. Foi muito bonito”.

Para cobrar justiça das autoridades, os amigos de Nego Vila decidiram pintar os muros do Beco do Batman de preto, em sinal de luto. Nele foram escritas frases como “Justiça – Na Vila Madá, é assim: o samba e o rap não têm fim”.

Nome de NegoVila é pintado no Beco do Batman em protesto por seu assassinato — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

Nome de Nego Vila é pintado no Beco do Batman em protesto por seu assassinato — Foto: Aldieres Batista/Arquivo pessoal

Segundo a irmã, além de artista plástico, Nego Vila era rapper, skatista, grafiteiro e ajudava em produções e locações para filmes de cinema e comerciais.

“Era muito feliz. Ele tinha uma paixão pela Vida Madalena. Meu pai nasceu na Vila Madalena. Então em agosto ele foi morar numa casa com amigos”, lembra Tatiane.

“Tanto que o apelido dele, Nego Vila, é por causa dessa identificação com o bairro”, comenta a irmã, que recebeu um shape do skate que era do seu irmão, autografado e com mensagens dos amigos. “Ninguém assinou livro de presença. A presença deles ficou no skate, outra paixão dele”.

Amigos de NegoVila autografaram shape do skate do artista plástica e o entregaram a irmã, como lembrança — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Amigos de Nego Vila autografaram shape do skate do artista plástica e o entregaram a irmã, como lembrança — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Tatiane comentou que ainda não é possível saber se seu irmão foi morto por racismo, mas ela suspeita que isso possa ter ocorrido. O policial que atirou é branco.

“Eu não posso afirmar que teve racismo, mas não vejo outro motivo”, falou a enfermeira.

Nego Vila deixa uma filha de 9 anos de idade, fruto de um relacionamento anterior, e arte espalhada na Vila Madalena, onde viveu.

Amigos e familiares se despedem de NegoVila em seu enterro no cemitério da Lapa, Zona Oeste de São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Amigos e familiares se despedem de Nego Vila em seu enterro no cemitério da Lapa, Zona Oeste de São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Frases pintadas no Beco do Batman em protesto pelo assassinato de NegoVila — Foto: Divulgação/Aldieres Batista

Frases pintadas no Beco do Batman em protesto pelo assassinato de Nego Vila — Foto: Divulgação/Aldieres Batista

Tatiane Benfati, NegoVila e a filha dele — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Tatiane Benfati, NegoVila e a filha dele — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

.

.

.

G1 – Globo

Compartilhe  

últimas notícias