Diário de São Paulo
Siga-nos
Calor!

São Paulo registra, novamente, recorde histórico de calor em maio

Capital paulista supera marca de 1943 e vive dias escaldantes

São Paulo registra, novamente, recorde histórico de calor em maio - Imagem: Reprodução/Freepik
São Paulo registra, novamente, recorde histórico de calor em maio - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 05/05/2024, às 10h04


A capital paulista presenciou um novo recorde de temperatura em maio: no último sábado (4), os termômetros do Mirante de Santana registraram 32,5°C, às 15h, a marca mais alta para o mês de maio desde o início das medições em 1943, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O recorde anterior, de 32,1°C, havia sido atingido no dia anterior, na sexta-feira, 3 de maio. A onda de calor que atinge o estado de São Paulo, com bloqueio atmosférico persistente, é a principal responsável pelas temperaturas extremas.

A capital paulista vive um período de calor intenso e atípico para a estação, agravado pela falta de chuvas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade já está há mais de duas semanas sem chuvas.

Segundo o Metrópoles, apesar de o Mirante de Santana ter marcado 32,5°C, em outras regiões da cidade a temperatura máxima atingiu níveis ainda mais elevados. Na Mooca o CGE aferiu 33,6°C.

As previsões para o início da semana indicam que as altas temperaturas persistirão em São Paulo, sem a perspectiva de chuvas ou amenização do calor.

Compartilhe  

últimas notícias