Diário de São Paulo
Siga-nos
Calor!

São Paulo registra calor recorde em maio; termômetros marcam 32,1°C

Dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

São Paulo registra calor recorde em maio; termômetros marcam 32,1°C - Imagem: Reprodução/Freepik
São Paulo registra calor recorde em maio; termômetros marcam 32,1°C - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 03/05/2024, às 18h57


A capital paulista vivenciou nesta sexta-feira (3) um recorde histórico de alta temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima registrada no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, atingiu 32,1°C, superando o recorde anterior para o mês de maio, que era de 31,7°C, registrado em 2001.

De acordo com o Metrópoles, este é o recorde histórico de calorpara um mês de maio desde que os cálculos começaram em 1943

Embora a temperatura oficial da cidade seja registrada pelo Inmet na zona norte, o calor não se limitou a essa zona. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), bairros da zona leste registraram temperaturas ainda mais extremas, com termômetros na Mooca atingindo 2,9°C.

Apesar de o Inmet registrar oficialmente a temperatura da cidade na zona norte, o calorfoi ainda mais intenso em algumas regiões da metrópole paulista, conforme apontado pelos dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Na parte leste, por exemplo, os termômetros atingiram 32,9°C na Mooca.

A falta de chuva persistiu por 16 dias, e a umidade relativa do ar despencou para níveis baixos de 35% durante a tarde, intensificando a sensação de calor.

A previsão para os próximos dias é de clima seco e ensolarado, com temperaturas que prometem permanecer acima da média para a estação do ano. No sábado (4) e no domingo (5), as temperaturas máximas podem ultrapassar novamente os 32°C. Não há previsão de chuva para o fim de semana, de acordo com o CGE.

Compartilhe  

últimas notícias