Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Sharon den Adel revela preocupação com a Europa

Sharon den Adel revela preocupação com a Europa - Imagem: Divulgação
Sharon den Adel revela preocupação com a Europa - Imagem: Divulgação
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 18/04/2024, às 08h50


Sharon den Adel, vocalista da banda Within Temptation, concedeu entrevista exclusiva para este colunista por ocasião da divulgação do novo single "A Fool´s Parade", música que revela o compromisso da banda com a conscientização da situação crítica pela qual passa a Ucrânia, invadida pela Rússia. O trabalho contou com a participação do produtor e vocalista local Alex Yarmak. O vídeo de “A Fool´s Parade” foi gravado nas ruas de Kiev, sob direção do ucraniano Indy Hait, e mostra a vocalista Sharon den Adel visitando importantes marcos históricos ucranianos. 

Comecei o bate-papo parabenizando a banda pela coragem em abordar tema tão difícil: a guerra na Ucrânia. Aproveitei para perguntar qual a importância dessa atitude?

A simpática vocalista holandesa respondeu o seguinte: ”Bem, acho muito difícil separar nossa música de quem somos como pessoas. E ver isso acontecendo na Europa: a invasão da Ucrânia pela Rússia! Kiev [capital da Ucrânia] é só duas horas de avião de casa. Então, parece realmente que essa guerra está acontecendo no quintal da minha casa".

Sharon pensa um pouco antes de continuar sua resposta e passa a abordar temas políticos da atualidade europeia: "Ver a propaganda da Rússia, sabe? Configurando os países europeus para guerrearem uns com os outros. Em vez disso, estamos tentando ficar juntos, mas, você sabe, a propaganda chega a certos países como a Eslovênia, a Hungria e alguns outros. E também chega em nosso próprio país [Holanda], em que votamos este ano aparentemente como um país de extrema direita, que é algo que não entendo".

O país de origem de Sharon den Adelpassou por eleições legislativas em 2023 e o Partido pela Liberdade teve o maior número de parlamentares eleitos, com 37 integrantes de um Parlamento que possui um total de 150 deputados. O partido rival conseguiu eleger 25 representantes. As plataformas políticas do Partido pela Liberdade são associadas à agenda política da direita europeia, como nacionalismo e duras restrições à imigração.

"Aquele partido tem muitas das ideias de alguns outros países que são pro-Rússia", continuou Sharon. "E para não dizer que o nosso país é pro-Rússia, de alguma forma, acho que foi um voto contra... Você sabe que as pessoas não estavam satisfeitas com o governo que temos e começaram a pensar que poderia ser um voto de protesto, mas para mim é muito estúpido. Agora são muitos os países em que as pessoas começam a votar em partidos de extrema direita porque estão fartos de como tem sido o governo. As coisas não são perfeitas, claro, mas começar a votar na direita é outra coisa".

A vocalista do Within Temptation arrematou a resposta com o tema que se refere diretamente ao single recém-lançado: "Mas, como país, nós estamos apoiando muito a Ucrânia". 

Compartilhe  

últimas notícias