Crescimento exponencial reflete mudança de hábitos, com 80% dos usuários acessando plataformas via dispositivos móveis
Marina Roveda Publicado em 11/08/2023, às 08h02
O Brasil está rapidamente se consolidando como um dos principais mercados de apostas online do mundo, ocupando o terceiro lugar global, logo atrás dos super-ricos Estados Unidos e Reino Unido. Essa crescente tendência tem gerado um contingente cada vez maior de entusiastas no mundo do gambling, um ambiente virtual que reúne uma variedade de plataformas digitais, atraindo adeptos de esportes, cassinos e jogos de azar.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela renomada consultoria internacional Comscore, o Brasiltem experimentado um notável aumento no tempo de consumo dessas plataformas desde 2019, chegando a um impressionante crescimento de 281%. Em apenas um mês, os brasileiros somam 2 bilhões de minutos consumidos nesse ambiente.
O gambling, segmento de apostas, sozinho, conta com aproximadamente 42,5 milhões de usuários únicos no Brasil, o que corresponde a 32% da população digital do país. Notavelmente, a maioria (80%) desses usuários acessa as plataformas exclusivamente por dispositivos móveis.
Uma descoberta interessante do estudo é que quase metade (49%) dos entusiastas pertence à classe C, e 61% são homens com mais de 45 anos de idade.
Sobre esse perfil, Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil, observa que "o crescimento do acesso ao gambling entre os consumidores brasileiros pode ser atribuído a diversos fatores, como a popularização das apostas online, o alcance da internet e o avanço da tecnologia, além da ampla cobertura de eventos esportivos. Nesta análise, aprofundamos o perfil desses usuários e traçamos um panorama interessante sobre a categoria no Brasil e no mundo".
Internacionalmente, os cinco países que mais consomem plataformas de gambling são: Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Índia e Itália. Globalmente, os três sites mais acessados nesse segmento são Rummy Circle, Flutter e Betano.
No Brasil, os sites com maior audiência são Betano, Bet365 e Pixbet. Um grupo considerável, composto por 6,161 milhões de usuários, consome simultaneamente as plataformas Betano e Bet365. Outra conclusão importante da pesquisa é que os adeptos de gambling têm afinidade com outros usuários, especialmente aqueles interessados no ramo automotivo.
Somente no primeiro trimestre de 2023 (1T23), o setor de gambling gerou cerca de 617 mil ações nas principais redes sociais, com a marca BetFair sendo a mais ativa nessas mídias. Quanto às preferências de plataforma, 98% dos usuários são consumidores do YouTube; 87% optam pelo Instagram; 86,5% preferem o Facebook; 54,4% priorizam o TikTok; 39,9% escolhem o Kwai e 36,6% utilizam o Twitter.
Leia também
PM Luca, desaparecido por mais de um mês no Guarujá, é velado em São Paulo
Nota de 5 reais vale mais de R$ 400 (e você pode ter ela na carteira)
Inundações na Itália mostram que mortes no Rio Grande do Sul poderiam ter sido evitadas
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Municípios paulistas aprovam privatização da Sabesp
Esposa de Tony Ramos fala sobre saúde do ator: "Não está saindo da cama"
Pesquisadores encontram microplásticos em testículos humanos pela primeira vez
Grammy anuncia datas da cerimônia de 2025: confira
Bebê à Bordo? Andressa Urach decide engravidar de ator pornô
Conheça os sintomas da Leptospirose, doença que registrou 1º morte nas enchentes do RS